Os Indígenas Através da Leitura: possibilidades de narrativas sobre o indígena em “Através do Brasil”, de Olavo Bilac e Manoel Bomfim

Autores

  • Helena Azevedo Paulo de Almeida Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2017.v4n7.p90-106

Palavras-chave:

Material escolar, Primeira República Brasileira, Indígenas.

Resumo

No decorrer do século XIX, ocorreu uma acirrada discussão sobre o lugar do índio na constituição da sociedade brasileira. Podemos destacar duas vertentes principais de abordagem: a Romântica e outra vertente, à figura de Varnhagen. Assim, o presente trabalho tem por intenção discutir as modificações e permanências desses discursos, a partir de uma análise do livro de leitura “Através do Brasil”, escrito por Olavo Bilac e Manoel Bomfim, publicado pela primeira vez em 1910. Os li-vros de leituras, materiais escolares utilizados no período republicano estipulado, foram de grande importância para a construção de uma determinada memória so-bre os indígenas brasileiros, principalmente a partir da noção de memória coletiva.

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Biografia do Autor

  • Helena Azevedo Paulo de Almeida, Universidade Federal de Ouro Preto
    Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professora substituta do Departamente de História, na mesma instituição.

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Publicado

2017-11-10

Como Citar

ALMEIDA, Helena Azevedo Paulo de. Os Indígenas Através da Leitura: possibilidades de narrativas sobre o indígena em “Através do Brasil”, de Olavo Bilac e Manoel Bomfim. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 4, n. 7, p. 90–106, 2017. DOI: 10.25247/hu.2017.v4n7.p90-106. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/962.. Acesso em: 28 abr. 2024.

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