A peleja da Música Armorial: o maestro contra o escritor
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2018.v5n9.p284-297Palavras-chave:
Música armorial, Popular, Erudito.Resumo
O presente artigo discorre acerca dos conflitos na constituição erudita das obras da música armorial. O Movimento Armorial surgiu na cidade do Recife, no ano de 1970, sobre a orientação do escritor e tea-trólogo Ariano Suassuna. Sendo historicamente influenciado pelo Movimento Regionalista e Escola de Pernambuco, resgatando o contexto da música erudita brasileira do séc. XX, moldada pelas figuras de Villa-Lobos e Mário de Andrade como principais idealizadores da música erudita nacional. A mú-sica armorial foi constituída por grandes compositores nacionais que versavam sobre temas regionais como Guerra Peixe e Capiba. A peleja tomará lugar a partir dos conflitos agravados entre o escritor Ariano Suassuna e o Maestro Cussy de Almeida, tendo seus ideais estéticos representados pelo Quin-teto Armorial e pela Orquestra Armorial, respectivamente. A análise do conflito na constituição das regras e normas artísticas e criativas na formação das obras resultará na leitura do campo simbólico constituinte da esfera erudita da música do movimento armorial e o lugar histórico ocupado por cada figura aqui apresentada na construção da música erudita nordestina.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.