A peleja da Música Armorial: o maestro contra o escritor

Autores

  • Luan Glauco Freire Costa Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2018.v5n9.p284-297

Palavras-chave:

Música armorial, Popular, Erudito.

Resumo

O presente artigo discorre acerca dos conflitos na constituição erudita das obras da música armorial. O Movimento Armorial surgiu na cidade do Recife, no ano de 1970, sobre a orientação do escritor e tea-trólogo Ariano Suassuna. Sendo historicamente influenciado pelo Movimento Regionalista e Escola de Pernambuco, resgatando o contexto da música erudita brasileira do séc. XX, moldada pelas figuras de Villa-Lobos e Mário de Andrade como principais idealizadores da música erudita nacional. A mú-sica armorial foi constituída por grandes compositores nacionais que versavam sobre temas regionais como Guerra Peixe e Capiba. A peleja tomará lugar a partir dos conflitos agravados entre o escritor Ariano Suassuna e o Maestro Cussy de Almeida, tendo seus ideais estéticos representados pelo Quin-teto Armorial e pela Orquestra Armorial, respectivamente. A análise do conflito na constituição das regras e normas artísticas e criativas na formação das obras resultará na leitura do campo simbólico constituinte da esfera erudita da música do movimento armorial e o lugar histórico ocupado por cada figura aqui apresentada na construção da música erudita nordestina.


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Biografia do Autor

  • Luan Glauco Freire Costa, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
    Mestrando em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tem experiência nas áreas de Filosofia e História com ênfase em Estética e Música.

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Publicado

2018-12-01

Como Citar

COSTA, Luan Glauco Freire. A peleja da Música Armorial: o maestro contra o escritor. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 5, n. 9, p. 284–297, 2018. DOI: 10.25247/hu.2018.v5n9.p284-297. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/963.. Acesso em: 23 dez. 2024.

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