LUZ E TREVAS
REPRESENTAÇÕES RELIGIOSAS INDÍGENAS NA MÚSICA E NA PINTURA
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2024.v11n21.p266-283Palavras-chave:
Iconografia, Indígenas, Religiões, SomResumo
Partimos da análise de duas obras, uma música e uma pintura, como nossos objetos de estudo: “O Índio do senhor”, de autoria de Sebastiao da Costa Maciel Junior e Josias de Aguiar Teixeira, interpretada pela cantora Cristina Mel e a pintura histórica em óleo sobre tela “Primeira Missa no Brasil”, do artista Victor Meirelles. As representações caricatas e pejorativas com que se apresentam, em ambos os objetos, aspectos relacionados às religiões dos povos indígenas, sob processos de redução de suas crenças, serão abordados como cerne de nossas problematizações. O objetivo do trabalho, por sua vez, perpassa por analisar, criticamente, como as particularidades, sobretudo as religiosas, de tais culturas ricas em crenças, ritos e simbologias estão representadas nesses meios artísticos. A importância da pesquisa é questionar quais informações vêm sendo perpetuadas nos diferentes meios de manifestação da cultura ao longo da História. Adotamos como metodologia, inicialmente uma análise crítica/descritiva da letra da música e do quadro, posteriormente, correlacionamos com uma abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, na qual Blacking (2007), Couto (2009), Florêncio (2016), Giucci (1993), Hall (2016), Laraia (2005), Panofsky (2017), Peixoto (2023) e Rosa (2016) foram consultados, afim de melhor estruturar as discussões e fornecer os subsídios teóricos necessários para a pesquisa.
Downloads
Referências
BLACKING, John. Música, cultura e experiência. Cadernos de Campo (São Paulo-1991), v. 16, n. 16, p. 201-218, 2007. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50064/55695>. Acesso em: 26 de ago. de 2024.
COUTO, Maria de Fátima Morethy. Imagens eloquentes: a primeira missa no Brasil. Artcultura: Revista de História, Cultura e Arte, v. 10, n. 17, p. 159-171, 2009. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3230>. Acesso em: 10 de ago. de 2024.
DERRIDA, Jacques. Positions. Chicago, IL: University of Chicago Press, 1981.
DURKHEIM, Emile. Formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Paulinas, 1989.
FLORÊNCIO, Roberto Remígio. Índio Cara Pálida ou Cara de Índio: Uma Breve Análise dos Discursos sobre a Temática Indígena das Letras de Música Popular Brasileira. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação, v. 4, n. 5, p. 35-46, 2016. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/ARTOPR16.1.2>. Acesso em: 30 jul. 2024.
GIUCCI, Guillermo. Sem fé, lei ou rei: Brasil de 1500-1532. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Apicuri, 2016.
IBRAM. Instituto Brasileiro de Museus – Ministério do Turismo. Primeira missa no Brasil, de Victor Meirelles, chega a Brasília para exposição. 2012. Disponível em: <https://antigo.museus.gov.br/a-primeira-missa-no-brasil-de-victor-meirelles-chega-a-brasilia-para-exposicao/>. Acesso em: 05 de out. de 2024.
LARAIA, Roque de Barros. As religiões indígenas: o caso tupi-guarani. Revista USP, São Paulo, n. 67, p. 6-13, 2005. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13451>. Acesso em: 24 de ago. de 2024.
MEL, Cristina. Música: O índio do senhor. Compositores: Sebastião da Costa Maciel Junior e Josias de Aguiar Teixeira. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=oWv6T4k_ZIE&t=2s>. Acesso em: 24 de ago. de 2024.
MONTEIRO, John Manoel. Armas e Armadilhas: história e resistência dos índios. In: NOVAES, Adauto (org.). A outra margem do ocidente. São Paulo, Companhia da Letras, 1999. p. 237-249.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2017.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Editora Perspectiva, 1977.
PEIXOTO, José Adelson Lopes. Minha identidade é meu costume: religião e pertencimento entre os indígenas Jiripankó – Alagoas. Palmeira dos Índios: GPHIAL, 2023.
ROSA, Vanessa Costa da. A primeira missa do Brasil sob o olhar do presente. XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: arte em ação. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 2016. p. 754-765. Disponível em: <http://www.cbha.art.br/coloquios/2016/anais/pdfs/4_vanessa%20costa.pdf>. Acesso em: 25 de ago. de 2024.
SANTOS, Renata. A Primeira missa e a reprodutibilidade da imagem: um estudo de caso. In: TURAZZI, Maria Inez (org.). Victor Meirelles – novas leituras. Florianópolis, SC: Museu Victor Meirelles/ IBRAM/ MinC; SP: Studio Nobel, 2009.
SOARES, Brunemberg da Silva; PEIXOTO, José Adelson Lopes. Cara De Índio: Diferentes Visões Sobre os Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios. REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, v. 2, n. 1, p. 279-290, 2017. Disponível em: <https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/139>. Acesso em: 29 de ago. de 2024.
TAVARES, Elaine. Darcy Ribeiro e os povos indígenas: acertos e equívocos. Rebela, v. 8, n. 1, 2018. p. 156-164. Disponivel em: <https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/rebela/article/view/3979>. Acesso em: 17 de set. de 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 HISTÓRIA UNICAP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.














A História Unicap está licenciada com uma licença