Memória em ação: a importância do Museu, da preservação e utilização da memória no espaço escolar *

Autores

  • Fernanda Wisniewski Schoenardie Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2016.v3n6.p416-426

Palavras-chave:

Museu. Memória. Educação.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado de trabalho de pesquisa realizado no Ensino Médio Politécnico, na disciplina de seminário integrado. O mesmo discute e problematiza os museus como guardiões da memória local e a sua utilização como ferramenta de ensino e inspiração para a preservação da memória no espaço escolar. O estudo se baseia em uma observação de dois museus municipais, localizados nos municípios de Sapiranga e Nova Hartz, na região metropolitana do Rio Grande do Sul. Através deles, procurou perceber as diferentes formas que são utilizadas para a conservação das memórias locais e como os mesmos utilizam seu “poder simbólico” para significar as práticas dessas comunidades. Da mesma maneira, se pensa quais as possibilidades de estabelecer relações entre o museu e a escola e se ressalta a importância do espaço escolar como local de preservação da memória daquela comunidade que essa escola representa.

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Biografia do Autor

  • Fernanda Wisniewski Schoenardie, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
    Possui graduação em HISTÓRIA pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009) e mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: reserva indígena do guarita, terra indígena, comunidades indígenas, violência e terra.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

SCHOENARDIE, Fernanda Wisniewski. Memória em ação: a importância do Museu, da preservação e utilização da memória no espaço escolar *. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 6, p. 416–426, 2016. DOI: 10.25247/hu.2016.v3n6.p416-426. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/897.. Acesso em: 23 dez. 2024.

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