História, infâncias e direitos humanos: processos políticos, legais e ações socioassistenciais

Autores

  • Humberto da Silva Miranda Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • José Carlos da Silva Cardozo Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2022.v9n17.p4-7

Palavras-chave:

História, Direitos Humanos, Ações socioassistenciais, Infância

Resumo

É inegável que a pandemia Covid-19 afetou a população mundial de alguma forma. Nenhum sistema político e econômico no planeta ficou alheio as consequências dessa crise sanitária e humanitária; mais do que isso (se já não fosse o bastante) a Covid-19 revelou de forma clara as contradições entre os seres humanos. Se vivemos na era da globalização intensa, percebemos a carência de um projeto global de desenvolvimento; temos a ciência que a natureza clama por socorro, mas não adotamos políticas reais de sustentabilidade; estamos conectados pelos mais variados meios digitais, mas sobrecarregados de desinformação; temos a compreensão que a democracia é o melhor caminho para a gestão da sociedade, mas flertamos com o autoritarismo. A pandemia revelou o lado “oculto da lua” e o que vimos não é bom.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Humberto da Silva Miranda, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

    Possui graduação em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005), mestrado em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Professor do Departamento de Educação da UFRPE. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da UFRPE. Coordena o Programa Escola de Conselhos de Pernambuco, da Pró-Reitoria de Extensão da UFRPE, em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Secretaria dos Direitos Humanos/Presidência da República.

  • José Carlos da Silva Cardozo, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

    Doutor e Pós-Doutor em História Latino-Americana (UNISINOS). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Docente Permanente do PPGH/FURG.

Referências

DUQUE, Daniel. Pobreza Infantil Monetária no Brasil – Impactos da pandemia na renda de famílias com crianças e adolescentes. Brasília: UNICEF, 2022. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/media/17881/file/pobreza-infantil-monetaria-no-brasil.pdf>. Acesso em Junho de 2022.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

MIRANDA, Humberto da Silva; CARDOZO, José Carlos da Silva. História, infâncias e direitos humanos: processos políticos, legais e ações socioassistenciais. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 9, n. 17, p. 4–7, 2022. DOI: 10.25247/hu.2022.v9n17.p4-7. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/2338.. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 257

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.