O LEGADO DE AMÍLCAR CABRAL
HISTÓRIA E MEMÓRIA DA LUTA DE INDEPENDÊNCIA EM GUINÉ-BISSAU
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2023.v10n19.p115-134Palavras-chave:
Independência, Guiné-Bissau, NarrativasResumo
O artigo investiga dois textos escritos por Amílcar Cabral, intelectual e líder da luta de independência de Guiné-Bissau. Esses documentos foram produzidos na década de cinquenta, no alvorecer das lutas contra a colonização portuguesa no continente africano. Em um segundo momento, através de entrevistas com estudantes guineenses no Brasil, todos eles descendentes dos que combateram pela independência, procuramos saber do que ouviram dos pais e parentes sobre a guerra naquele país e o legado de Amílcar Cabral. Para esse fim, utilizamos da metodologia da História Oral.
Downloads
Referências
AGRICULTURA Itinerante: o que é, vantagens, desvantagens. Tecnologia no Campo, 20 jan. 2021. Disponível em: https://tecnologianocampo.com.br/agricultura-itinerante/. Acesso em: 3 out. 2022.
ANDERSON, Perry. Portugal e o fim do Ultracolonialismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a história. Tradução. Jacó Guinsburg e Tereza da Mota. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
CABRAL, Amílcar Lopes. Acerca da contribuição dos “povos” guineenses para a produção agrícola da Guiné. Boletim cultural da Guiné portuguesa, v. 9, n. 36, p. 771-777, 1954a.
CABRAL, Amílcar Lopes. Acerca da utilização da terra na África Negra. Boletim cultural da Guiné portuguesa, v. 9, n. 34, p. 401- 415, 1954b.
CABRAL, Amílcar Lopes. Alguns princípios do Partido. Lisboa: Seara Nova, 1974.
CABRAL, Amílcar Lopes. Análise de alguns tipos de Resistência. Bolama: Imprensa Nacional da Guiné-Bissau, 1979.
CABRAL, Amílcar Lopes. Nacionalismo e cultura. S.l.: Laiovento, 1999.
CASTELO, Cláudia. O Modo Português De Estar No Mundo: O luso-tropicalismo e a ideologia colonial portuguesa (1933-1961). Porto: Ed. Afrontamento, 2011, 2a. Ed.
CHAUÍ, Marilena. Prefácio. In: BOSI, Ecléa. Lembranças de velhos. São Paulo: Edusp, 1987.
COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci. Porto Alegre: L&PM, 1981.
HOBSBAWM, Eric J. A Era dos Impérios, 1875-1914. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
JAMES, C.L.R. Jacobinos negros: Toussaint L’Ouverture e a revolução de São Domingos. 1. ed. rev. São Paulo: Boitempo, 2010.
MIGUEL BANDEIRA, Jerônimo [Org.] O Império Colonial Em Questão (Sécs. XIX-XX). Poderes, Saberes e Instituições. Lisboa: Ed. 70, 2012.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Tradução: Yara Aun Khoury. Projeto História – Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História do Departamento de História da PUC-SP, São Paulo, n. 10, p. 7-28, 1993.
THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. 2. ed. Tradução Lólio Lourenço de Oliveira. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 HISTÓRIA UNICAP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.