HISTÓRIAS INDÍGENAS E DOS INDIGENISMOS: (RE)LEITURAS DE EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS NA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2024.v11n21.p1-6Palavras-chave:
Nova his´tória indígena, Indígenas, América LatinaResumo
O campo da Nova História Indígena, atualmente consolidado, emergiu das reivindicações dos povos indígenas pelas suas memórias e histórias, em um momento histórico de luta pelos seus direitos constitucionais e de ruptura com a tutela do Estado, quando a produção científica, na contramão desse processo, ainda os tratava como vítimas dos processos históricos ou povos fadados ao inevitável desaparecimento. A consolidação desse campo de estudo testemunhada pelo crescente interesse pela temática indígena nos Programas de Pós-Graduação nos quatro cantos do país, caminha passo a passo com a aprimorada organização política dos povos indígenas na América Latina, em geral, no Brasil, em particular, ao romper com amarras persistentes do regime tutelar abolido legalmente pela Constituição de 1988 e afirmar a defesa e promoção dos seus direitos, de forma sistemática, fora e dentro das instituições do Estado.
Downloads
Referências
SILVA, Ayalla Oliveira; MELO, Karina Moreira Ribeiro da Silva e. HISTÓRIAS INDÍGENAS E DOS INDIGENISMOS: (RE)LEITURAS DE EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS NA AMÉRICA LATINA. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 21, p. 1–6, 2024. DOI: 10.25247/hu.2024.v11n21.p%p. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/3302.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 HISTÓRIA UNICAP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.














A História Unicap está licenciada com uma licença