A constituição do Centro de Preservação da História Ferroviária do Rio Grande do Sul de Oitenta

Autores

  • Cinara Isolde Koch Lewinski Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2016.v3n6.p482-491

Palavras-chave:

Patrimônio. Ferrovia. Rio Grande do Sul.

Resumo

Este artigo tem por objetivo debater um tema ligado ao patrimônio histórico e surgiu da necessidade de se desenvolver um estudo sobre a atuação do Programa de Preservação do Patrimônio Histórico no Rio Grande do Sul, a partir das carências constatadas através da investigação sobre o assunto. Por isso, o Museu do Trem, antiga Estação Ferroviária de São Leopoldo, se tornou o objeto de pesquisa, pois, abrigou o Centro de Preservação da História Ferroviária do nosso Estado. A metodologia sobre o estudo está concentrada na pesquisa documental, com a finalidade de investigar a  reconstituição histórica do Preserve/fe em nosso Estado, na década de 1980. A pesquisa que está sendo elaborada é embasada teoricamente na história cultural e consiste em demonstrar a importância de se fazer um estudo mais aprofundado sobre a iniciativa do Governo Federal em preservar o patrimônio ferroviário do Rio Grande do Sul. Portanto, este artigo tem a pretensão de discorrer sobre composição do patrimônio ferroviário gaúcho por meio de uma breve análise sobre os motivos que levaram à construção de seu acervo utilizando-se de critérios para seleção dos objetos que perderam as suas atribuições funcionais e passaram a ser ressignificados como patrimônio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cinara Isolde Koch Lewinski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
    Atualmente, cursa o mestrado em História na UNISINOS como bolsista pela CAPES/PROSUP. Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004). Já atuou no estágio curricular durante a graduação no Museu Histórico Municipal de Dois Irmãos. Concursada como historiógrafa no Museu do Trem - São Leopoldo . Tem experiência de 3 anos na área de pesquisa,na qual desenvolveu projetos dentro da instituição onde trabalhou e fez atendimento à pesquisadores que buscaram informações em documentos,na bibliografia e em fotografias sobre a ferrovia no Rio Grande do Sul. Quando necessário, fez mediação de grupos escolares e turistas no Museu do Trem. Também participou no projeto, seleção e pesquisa para a organização de exposições de longa e curta duração, dentre elas : a exposição de longa duração na estação do Museu do Trem; a exposição de curta duração nas cidades de Novo Hamburgo, Araricá, Taquara, Canela e Gramado. Além disso, ajudou a planejar a exposição itinerante na Assembleia Legislativa (POA) e na Galeria Pedro José Boessio ( SL). Da mesma forma, desenvolveu a tarefa na conservação preventiva de objetos em madeira, metal e de documentos na instituição museológica onde trabalhou.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

LEWINSKI, Cinara Isolde Koch. A constituição do Centro de Preservação da História Ferroviária do Rio Grande do Sul de Oitenta. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 6, p. 482–491, 2016. DOI: 10.25247/hu.2016.v3n6.p482-491. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/909.. Acesso em: 5 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 149

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.