“A ACADEMIA ESTÁ PREPARADA PARA OUVIR UM/A INDÍGENA CONTANDO UMA HISTÓRIA DO SÉCULO XVI OU XVII COMO SE FOSSE ONTEM?” CEMAA ENTREVISTA CASÉ ANGATU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2024.v11n22.p289-315

Palavras-chave:

História Indígena, Ensino de História, Historiadores Brasileiros

Resumo

A entrevista com o historiador e líder indígena Casé Angatu (Tupinambá de Olivença) oferece uma sugestiva reflexão sobre os desafios contemporâneos da constituição de uma Historiografia Indígena no Brasil, articulando experiência acadêmica, trajetória comunitária e crítica política. Ao discutir a presença crescente de intelectuais indígenas na universidade, Casé evidencia os limites estruturais das instituições acadêmicas para reconhecer epistemologias baseadas na oralidade, na ancestralidade e na espiritualidade. A conversa aborda temas como as disputas pela demarcação territorial, a importância da documentação histórica para os processos jurídicos, as tensões internas ao movimento indígena, os riscos de cooptação estatal e a necessidade de diálogos éticos entre pesquisadores indígenas e não indígenas. Ao mesmo tempo, Casé problematiza a implementação da Lei 11.645/2008, alertando para o perigo de transformar a História e a Cultura Indígena em meros conteúdos descontextualizados. A entrevista constitui, assim, uma fonte privilegiada para compreender as articulações entre história, política, memória, território e produção de conhecimento, contribuindo para debates sobre decolonialidade, simetrias entre tradições de pensamento distintas e e os rumos da pesquisa indígena no Brasil contemporâneo.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Casé Angatu, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

    Casé Angatu (ou Carlos José Ferreira dos Santos) é indígena Tupinambá e morador no Território Tupinambá, em Olivença, município de Ilhéus, na Bahia. É pós-doutor em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Assis, em São Paulo, doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), mestre em História pela Pontíficia Universidade Católica (PUC-SP), historiador e licenciado em história pela Unesp. Atua como docente na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGER/UFSB). Entre outros livros e artigos, é autor de “Nem Tudo Era Italiano - São Paulo e pobreza (1890-1915)”, que está em sua 4ª edição, e “Identidade Urbana e Globalização - a formação dos múltiplos territórios em Guarulhos/SP”, ambos pela editora Annablume.

  • Ana Cristina de Vasconcelos Lima, Universidade de São Paulo (USP)

    Mestre em História Social, pesquisadora no Centro de Estudos Mesoamericanos, Amazônicos e Andinos (Cemaa/USP).

  • Eduardo Natalino dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)

    Prof. Dr. do Departamento de História da USP, coordenador do Cemaa/USP, pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA/USP).

  • Guilherme Bianchi, Universidade de São Paulo (USP)

    Prof. Dr. do Departamento de História da USP, coordenador do Cemaa/USP.

  • Julia de Mattos Quirino, Universidade de São Paulo (USP)

    Graduanda em História na USP, bolsista no Cemaa/USP.

  • Luma Ribeiro Prado, Instituto Socioambiental

    Mestra em História Social (USP), pesquisadora no Instituto Socioambiental (ISA) e no Cemaa/USP.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Como Citar

SANTOS, Carlos José Ferreira dos; LIMA, Ana Cristina de Vasconcelos; SANTOS, Eduardo Natalino dos Santos; BIANCHI, Guilherme; QUIRINO, Julia de Mattos; PRADO, Luma Ribeiro. “A ACADEMIA ESTÁ PREPARADA PARA OUVIR UM/A INDÍGENA CONTANDO UMA HISTÓRIA DO SÉCULO XVI OU XVII COMO SE FOSSE ONTEM?” CEMAA ENTREVISTA CASÉ ANGATU. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 22, p. 289–315, 2024. DOI: 10.25247/hu.2024.v11n22.p289-315. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/3009.. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

61-70 de 306

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.