CHARLES H. THOMPSON CONTRA A SEGREGAÇÃO ESCOLAR

O CASO DO ANUÁRIO DE 1935 DO JOURNAL OF NEGRO EDUCATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2024.v11n21.p342-359

Palavras-chave:

Segregação Escolar, Direitos Civis, The Journal of Negro Education, Charles Henry Thompson, História da Educação

Resumo

Nos Estados Unidos, o campo educacional foi palco de uma intensa luta pelos direitos civis da população negra durante a Era da Segregação (1877-1963). Durante esse período, os negros no Sul tiveram a cidadania negada. Na educação, os resultados dessa política segregacionista refletiam em escolas para negros com poucos recursos e desigualdade salarial entre professores negros e brancos. Parte da intelectualidade negra acreditava que a melhor forma de diminuir a desigualdade era acabando com as escolas segregadas. As ações judiciais junto aos tribunais estadunidenses foi uma das formas de atacar a segregação. Essa estratégia encabeçada pela National Association for Advancement of Colored People (NAACP) contou com o apoio do Journal of Negro Education (JNE). Fundado em 1932 por Charles H. Thompson, o JNE pretendia disseminar, discutir e promover a educação dos negros norte-americanos. O anuário de 1935 do JNE foi uma edição especial dedicada as ações judiciais junto aos tribunais como estratégia para mitigar as diferenças educacionais entre negros e brancos. Diversos intelectuais negros do campo pedagógico contribuíram com a publicação, entre radicais e conservadores. Este artigo afirma que, apesar da pretensa pluralidade de ideias proposta pela edição, a representação que prevalece é a do editor Charles H. Thompson. Isso ocorre por meio do protocolo de leitura sugerido através da organização material da revista. O objetivo de Thompson era ganhar o apoio da opinião pública para as ações promovidas pela NAACP.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leonardo Betfuer, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Possui graduação em História pelo Centro Universitário Salesiano de Lorena (2012), mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2019) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é Professor de História da Prefeitura de Praia Grande. Tem experiência nas áreas de História, com ênfase na pesquisa e no ensino de História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação no Brasil e Estados Unidos e História da Educação Afro-americana.

Referências

BOND, Horace Mann. The Extent and Character of Separate Schools in the United States. The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935): 321-27. Accessed July 18, 2021. doi:10.2307/2291870.

BUNCHE, Ralph J. A Critical Analysis of the Tactics and Programs of Minority Groups. The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935): 308-20. Accessed July 18, 2021. doi:10.2307/2291869.

CATANI, D. B. A Imprensa Periódica Educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia, 10 (20), 1996, 115-130.

CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Trad. de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difusão Editora, 1988.

DU BOIS, W. E. Burghardt. Does the Negro Need Separate Schools? The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935): 328-35. Accessed July 18, 2021. doi:10.2307/2291871.

EDWARDS, Newton. A Critique: The Courts and the Negro Separate School. The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935): 442-55. Accessed July 18, 2021. doi:10.2307/2291879.

FRAZIER, E. Franklin. The Status of the Negro in the American Social Order. The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935): 293-307. Accessed July 18, 2021. doi:10.2307/2291868.

FRONT MATTER. The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935). Accessed July 18, 2021. https://www.jstor.org/stable/2291866.

HUBBARD, Maceo W.; ALEXANDER, P. Raymond. Types of Potentially Favorable Court Cases Relative to the Separate School. The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935): 375-405. Accessed July 18, 2021. doi:10.2307/2291874.

PETERSON, Gladys Tignor. The Present Status of the Negro Separate School as Defined by Court Decisions. The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935): 351-74. Accessed July 18, 2021. doi:10.2307/2291873.

RAY, Louis. Charles H. Thompson: Policy Entrepreneur of the Civil Rights Movement. Maryland: Fairleigh Dickinson University Press, 2014.

RECTOR, Theresa L. A. My Time With "The Journal of Negro Education". The Journal of Negro Education Vol. 76, No. 3, Celebrating the Legacy of “The Journal”: 75 Years of Facilitating Excellence in Black Education (Summer, 2007), p. 402-407. Acesso em: 25/05/2020.

THOMPSON, Charles H. Court Action the Only Reasonable Alternative to Remedy Immediate Abuses of the Negro Separate School. The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935): 419-34. Accessed July 18, 2021. doi:10.2307/2291877.

THOMPSON, Charles H. Editorial Note. The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935): 289-92. Accessed July 18, 2021. https://www.jstor.org/stable/2291867.

WILLIANS, W. T. B. Court Action by Negroes to Improve Their Schools a Doubtful Remedy. The Journal of Negro Education 4, no. 3 (1935): 435-41. Accessed July 18, 2021. doi:10.2307/2291878.

Downloads

Publicado

2024-11-29

Como Citar

BETFUER, Leonardo. CHARLES H. THOMPSON CONTRA A SEGREGAÇÃO ESCOLAR: O CASO DO ANUÁRIO DE 1935 DO JOURNAL OF NEGRO EDUCATION. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 21, p. 307–324, 2024. DOI: 10.25247/hu.2024.v11n21.p342-359. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/2483.. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

61-70 de 307

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.