A infância em Caxias do Sul/RS nas memórias de egressas do “Jardim” do Grupo Escolar Henrique Emílio Meyer (1946-1956)

Autores

  • José Edimar de Souza Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Elise Testolin de Abreu Universidade de Caxias do Sul - UCS

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2022.v9n17.p106-118

Palavras-chave:

Infâncias, Caxias do Sul, Grupo Escolar Henrique Emílio Meyer, Jardim de Infância

Resumo

O objetivo do nosso estudo é analisar e compreender os sentidos atribuídos à infância no município de Caxias do Sul/RS, no período de 1946 a 1956 a partir de memórias de práticas de escolarização de egressos de uma instituição de ensino. Como aporte teórico, foi utilizada a história cultural e, metodologicamente, história oral com análise documental de fontes diversificadas como fotografias e jornais da época. Evidencia-se nas memórias desse grupo de sujeitos entrevistados, o destaque às experiências construídas, a convivência no jardim de infância e a forma como se sentiam pertencentes a um grupo social privilegiado que tiveram a oportunidade de frequentar o jardim de infância no Henrique Emílio Meyer.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul - UCS

    Doutor em Educação, com estágio de pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS. Graduado em História, em Geografia, em Pedagogia e Bacharel em Biblioteconomia. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação e em História da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Vice-líder do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memórias (GRUPHEIM).Coordena os projetos de pesquisa financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS - GRUPO ESCOLAR NO VALE DO SINOS E NA SERRA GAÚCHA NO SÉCULO XX: HISTÓRIAS, CULTURAS E PRÁTICAS - Processo número: 21/2551-0002214-0 e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq - GRUPO ESCOLAR NO RIO GRANDE DO SUL NO SÉCULO XX: CULTURAS E PRÁTICAS EM PERSPECTIVA REGIONAL, processo número: 403268/2021-4.

  • Elise Testolin de Abreu, Universidade de Caxias do Sul - UCS

    Mestra em Educação  pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul-UCS. Graduada em Licenciatura em Pedagogia  e especialista em Educação pela mesma universidade.  É professora da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul e, atualmente, ocupa a Gerência  Pedagógica da Educação Infantil na Secretaria Municipal da Educação de Caxias do Sul - SMED. Integra ao Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memórias (GRUPHEIM).

Referências

ARCE, Alessandra. Friedrich Froebel: o pedagogo dos jardins-de-infância. Petrópolis: Vozes, 2002.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1059-1083, out. 2007.

BASTOS, Maria Helena Camara. A educação do homem / Friedrich W. A. Froebel. Trad. Maria Helena Camara Bastos. Passo fundo: UPF, 2001.

BASTOS, Maria Helena Camara. Manual para os jardins de infância: ligeira compilação pelo Dr. Menezes Vieira – 1882. Porto Alegre: Redes Editora, 2011.

BASTOS, Maria Helena Camara. De jardineira para a jardineira: orientações didático-pedagógicas para a educação pré-primária (Revista do Ensino/RS, 1951-1963). Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 63-80, set./dez. 2017.

BERGOZZA, Roseli Maria. Escola Complementar de Caxias: histórias da primeira instituição pública para formação de professores na cidade de Caxias do Sul (1930- 1961). 2010. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2010.

BISOL, Mariana Alquati. Educação-Jardim de Infância do Grupo Escolar Henrique Emílio Meyer. Entrevista concedida a IDENTIFICA AUTORIA. Forma virtual.Transcrição IDENTIFICA AUTORIA. Caxias do Sul/ RS, 22 de Maio de 2020.

CONCEIÇÃO, Caroline Machado Cortelini. Práticas e representações da institucionalização da infância: bebês e crianças bem pequenas na creche em Francisco Beltrão/PR (1980/1990). 2014. 253f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale dos Sinos, São Leopoldo, 2014.

DEMARTINI, Zeila; ANTUNES, Fátima. Magistério primário: profissão feminina, carreira masculina. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 98, p. 5-14, ago. 1993.

ESCOLANO BENITO, Agustín. Patrimonio material de la escuela e historia cultural. Revista Linhas, Florianópolis, v. 11, n. 2, p.13-28, jul./dez. 2010.

FRIEDMANN, Adriana. Jogos tradicionais na cidade de São Paulo: recuperação e análise da sua função educacional. 1990. Tese (Mestrado em Educação) -Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990.

GROSSI, Eliza Maria Thomazzi. Educação- Jardim de Infância do Grupo Escolar Henrique Emílio Meyer. Entrevista concedida a IDENTIFICA AUTORIA. Forma virtual. Transcrição de IDENTIFICA AUTORIA. Caxias do Sul/ RS, 08 de dezembro de 2020.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, jan./jun. 2001.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. A pré-escola em São Paulo (1877 a 1940). São Paulo: Edições Loyola, 1988.

KUHLMANN JR., Moysés. Educando a infância brasileira. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 469-496.

KUHLMANN JR., Moysés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. 7. ed. Porto Alegre: Mediação, 2015.

LOPES, Rodrigo. Seção Amnésia para avivar a memória. In: Jornal Pioneiro [online], Caxias do Sul/RS, 29 abr. 2015. Disponível em: http://wp.clicrbs.com.br/memoria/2015/04/29/secao-amnesia-para-avivar-a-memoria/?topo=35,1,1,,,35. Acesso em: 6 jun. 2021b.

MOSCHEN, Lucas. Documentário 85 anos Emílio Meyer. 15 ago. 2016 (17m14s). Disponível em: https://youtu.be/fwiT-7FJO50. Acesso em: 12 abr. 2020.

NINA, Celina Airlie. Escolas-Maternais e Jardins de Infância. 3. ed. Rio de Janeiro: Coleção Departamento Nacional da Criança, 1957.

SOUZA, Gizele de. Os jardins de infância públicos do século XX. In: SOUZA, Gizele de (Org.). Educar na Infância: perspectivas histórico-sociais. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2010. p. 123-140.

STORCHI, Sônia Inês. Educação-Jardim de Infância do Grupo Escolar Henrique Emílio Meyer. Entrevista concedida a IDENTIFICA AUTORIA. Forma presencial. Transcrição de IDENTIFICA AUTORIA. Caxias do Sul/ RS, 30 de abril de 2021.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

SOUZA, José Edimar de; ABREU, Elise Testolin de. A infância em Caxias do Sul/RS nas memórias de egressas do “Jardim” do Grupo Escolar Henrique Emílio Meyer (1946-1956). HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 9, n. 17, p. 106–118, 2022. DOI: 10.25247/hu.2022.v9n17.p106-118. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/2067.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

61-70 de 227

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.