Konings, forever
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2023.v6n2.p403-408Keywords:
Hope, Education, Paulo Freire, Johan KoningsAbstract
This short booklet seeks to remember not only an extraordinary person, but also his serene militancy for an ever-present issue in this country: education. For this reason, the methodology chosen is to revisit the experience lived with the character in question and the frequent discussions on the subject. Thus, the text is more testimonial than academic, more existential than rational, etc. The conclusion to be drawn is the constant need to keep alive the memory of human beings and their daily struggle for education.
Downloads
References
CARMO, Solange; CONTALDO, Sílvia.; MAREANO, Marcus (orgs). Cartas ao Mestre. Tributo a Johan Konings. Belo Horizonte: Fique Firme, 2021.
CONTALDO, Sílvia. João e Paulo: Educação é vida. In: RIVAS, Eugénio; TAVARES, Sinivaldo. (orgs). Educação: distopias e veredas. Homenagem a Johan Konings por ocasião dos seus 80 anos. São Paulo: Loyola, 2021..
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 11.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação. Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.
KONINGS, Johan. Humanismo e Contemporaneidade. In: Revista do Instituto de Ciências Humanas. v.9.n.11, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/revistaich/article/view/9515
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Silvia Maria de Contaldo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).