Contribuição da Teologia para a história da educação e da ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2595-3788.2019.v2n1.p207-223

Palavras-chave:

Função Social. Ética. Educação. Ciência. Cristianismo.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca da contribuição da teologia para a História da Educação e Ciência. Constituem, nesse sentido, os objetivos específicos deste artigo: abordar a função social da teologia; enfatizar a contribuição da teologia para a História da Educação; e estabelecer relação entre a teologia e a ciência. O texto tem por finalidade propor uma análise reflexiva do tema utilizando a metodologia da análise bibliográfica. Isso servirá para a ampliação da compreensão da temática visto que ela suscita questionamentos de interesse acadêmico e social. Conclui-se que a teologia possui relação com a educação, porquanto possui uma concepção formada do ser humano, uma filosofia de vida, uma visão de mundo, e anseia pela transformação desse ser e, portanto, essa é relação proveitosa para a sociedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jeverson Nascimento, PUC PARANÁ
    Possui Licenciatura em Filosofia - Faculdades Entre Rios de Piaui (2016) e graduação em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2014). Mestre em Teologia - Faculdades Batista do Paraná (2017). Atualmente é pesquisador do Centro de Teologia de Santa Catarina.

Referências

ALMEIDA, João Ferreira de. A Bíblia Sagrada. Revista e atualizada no Brasil. 2. Ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

ALVES, Eduardo Leandro. Que Evangelho é esse? São Paulo: ABBA, 2003.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.

BORGES, Inês Augusto. Educação e Personalidade: a dimensão sócia histórica da educação cristã. São Paulo: Mackenzie, 2002.

BRAATEN, Carl; JENSON, Robert W. (Ed.). Dogmática Cristã. 2. Ed. v. 1. São Leopoldo: IEPG; Sinodal, 2002.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer nº118/2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5272-pces051-10&category_slug=maio-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso 12 Out. 2018.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1988.

CASSIRER, Ernst. Antropologia Filosófica. 2. Ed. São Paulo: Mestre Gol, 1977.

FISICHELLA, Robert. Dicionário de Teologia Fundamental. Petropólis: Vozes, 1994.

FOWLER, James. Estágios da Fé. São Leopoldo: Sinodal, 1992.

FREITAS, Maria Carmelita de. (org.). Teologia e sociedade: relevância e funções. São Paulo: Paulinas, 2006.

GONÇALVES, Paulo Sérgio Lopes. A Consciência Histórico-hermenêutica na Teologia Contemporânea. São Leopoldo: Usininos, 2008.

HAMMES, Érico João. Pode Teologia ser Ciência. Porto Alegre. 36, Set. 2006. 541-554. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index. php/teo/article/viewFile/1747/1280. Acesso 10 Out. 2018.

HODGE, Archibald. Esboços de Teologia. São Paulo: Pesi, 2001.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MATOS, Alderi. Fundamentos da Teologia Histórica. São Paulo: Mundo Cristão, 2008.

MANSUR, Alexandre; VICÁRIA, Luciana. A igreja dos novos ateus. Época. São Paulo, n. 443, 13 nov. 2006.

PETRY, André. Lembra-te de Darwin. Veja São Paulo, 4 fev. 2009.

PORTELA, Solano. Pluralismo e Tolerância. 2009. Disponível em http://tempora-mores.blogspot.com.br/2009/12/pluralismo-e-intolerancia.html. Acesso 10 out. 2018.

RAMPAZZO, Lino. Antropologia, religiões e valores cristãos. 3. Ed. São Paulo: Loyola, 2004.

REBLIN, Iuri Andréas. Para o alto e avante. Porto Alegre: Asterisco, 2008.

REGO, Walquíria Domingues Leão. Intelectuais, Estado e ordem democrática. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

TOGNOLLI, Claudio Júlio. O evangelho dos novos ateus. Galileu. São Paulo, n. 186, jan. 2007.

TOSCANO, Moema. Introdução a Sociologia Educacional. Petrópolis: Vozes, 2001.

WRUBLEVSKI, Sérgio Mário. Uma nova universalidade da Teologia? Vol. 2. Nova Iguaçu: Repensar, 2006.

ZILLES, Urbano. Teocomunicação. Porto Alegre: ARTMED, 2008.

Downloads

Publicado

2019-06-26

Como Citar

NASCIMENTO, Jeverson. Contribuição da Teologia para a história da educação e da ciência. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap, Recife, PE, Brasil, v. 2, n. 1, p. 207–223, 2019. DOI: 10.25247/2595-3788.2019.v2n1.p207-223. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/article/view/1337.. Acesso em: 19 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 67

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.