Konings, para sempre
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2023.v6n2.p403-408Palavras-chave:
Esperança, Educação, Paulo Freire, Johan KoningsResumo
Este pequeno opúsculo busca fazer memória não apenas de uma pessoa extraordinária, mas também de sua militância serena por um tema sempre atual neste país: a educação. Por isso, a metodologia escolhida é a retomada da experiência vivida com o personagem em questão e as discussões frequentes sobre o tema. Assim, o texto é mais testemunhal que acadêmico, mais existencial que racional etc. A conclusão a ser tirada versa sobre a necessidade constante de manter viva a memória do ser humano e de sua luta diária pela educação.
Downloads
Referências
CARMO, Solange; CONTALDO, Sílvia.; MAREANO, Marcus (orgs). Cartas ao Mestre. Tributo a Johan Konings. Belo Horizonte: Fique Firme, 2021.
CONTALDO, Sílvia. João e Paulo: Educação é vida. In: RIVAS, Eugénio; TAVARES, Sinivaldo. (orgs). Educação: distopias e veredas. Homenagem a Johan Konings por ocasião dos seus 80 anos. São Paulo: Loyola, 2021..
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 11.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação. Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.
KONINGS, Johan. Humanismo e Contemporaneidade. In: Revista do Instituto de Ciências Humanas. v.9.n.11, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/revistaich/article/view/9515
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Silvia Maria de Contaldo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).