ENADE 2015 E 2018: Análise comparativa de dois Exames Nacionais de Desempenho de Estudantes de Teologia no Brasil

Autores

  • Erik Dorff Schmitz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Salma Ferraz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.25247/2595-3788.2019.v2n1.p224-242

Palavras-chave:

ENADE 2015. ENADE 2018. Análise. Teologia. Estudantes.

Resumo

O presente artigo visa a analisar e correlacionar os Exames Nacionais de Desempenho de Estudantes de Teologia no Brasil (ENADE) realizados em 2015 e 2018. O ENADE visa a avaliar o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação, numa avaliação no máximo trienal. Primeiramente iremos expor as questões que, ao nosso ver, chamam mais a atenção por trazerem temas mais pertinentes ao âmbito acadêmico em diálogo com as realidades em níveis mundial e nacional. Apresentaremos uma abordagem dessas questões, e não de todas, pois pensamos que essas são mais pertinentes diante do todo. Após isso, faremos uma análise breve dessas principais questões, para, no último momento, fazer a correlação entre elas, destacando as nossas principais impressões e demonstrando quais realidades permearam mais o ENADE de 2015 e quais o ENADE de 2018.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Erik Dorff Schmitz, Universidade Federal de Santa Catarina

    Erik Dorff Schmitz é Bacharel em Filosofia pela Faculdade São Luiz - FSL (2011) e Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Santa Catarina - FACASC (2015). É Mestrando em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa de Textualidades Híbridas, com ênfase em Teopoética. Pesquisa nas áreas de Filosofia, Teologia e Literatura.

  • Salma Ferraz, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduou-se em Letras pela Faculdade Hebraico Brasileira Renascença de Letras de São Paulo (Hebraica). Mestra em Literatura Portuguesa e Doutora em Literatura Portuguesa pela Unesp. Pós Doutora em Literatura e Teologia pela UFMG (2008). É Professora Titular de Literatura Portuguesa da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC em Florianópolis e atua na Pós-Graduação de Literatura com a linha de Pesquisa Teopoética - Os Estudos Comparados entre Teologia e Literatura. É Membro da ALALITE, Associação Latino Americana de Literatura e Teologia, é membro da ABRALIC e ABRAPLIP, dirige o NUTEL- Núcleo de estudos comparados entre Teologia e Literatura. É Graduanda de Teologia na FACASC, Faculdade Católica de Santa Catarina.

Referências

ENADE 2015. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. INEP. 2015.

ENADE 2018. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. INEP. 2018.

INEP. Disponível em: <http://inep.gov.br/enade> Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.

Downloads

Publicado

2019-06-26

Como Citar

SCHMITZ, Erik Dorff; FERRAZ, Salma. ENADE 2015 E 2018: Análise comparativa de dois Exames Nacionais de Desempenho de Estudantes de Teologia no Brasil. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap, Recife, PE, Brasil, v. 2, n. 1, p. 224–242, 2019. DOI: 10.25247/2595-3788.2019.v2n1.p224-242. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/article/view/1417.. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 180

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.