ENADE 2015 E 2018: Análise comparativa de dois Exames Nacionais de Desempenho de Estudantes de Teologia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2019.v2n1.p224-242Palavras-chave:
ENADE 2015. ENADE 2018. Análise. Teologia. Estudantes.Resumo
O presente artigo visa a analisar e correlacionar os Exames Nacionais de Desempenho de Estudantes de Teologia no Brasil (ENADE) realizados em 2015 e 2018. O ENADE visa a avaliar o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação, numa avaliação no máximo trienal. Primeiramente iremos expor as questões que, ao nosso ver, chamam mais a atenção por trazerem temas mais pertinentes ao âmbito acadêmico em diálogo com as realidades em níveis mundial e nacional. Apresentaremos uma abordagem dessas questões, e não de todas, pois pensamos que essas são mais pertinentes diante do todo. Após isso, faremos uma análise breve dessas principais questões, para, no último momento, fazer a correlação entre elas, destacando as nossas principais impressões e demonstrando quais realidades permearam mais o ENADE de 2015 e quais o ENADE de 2018.
Downloads
Referências
ENADE 2015. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. INEP. 2015.
ENADE 2018. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. INEP. 2018.
INEP. Disponível em: <http://inep.gov.br/enade> Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).