Ações evangelizadoras numa cultura urbana marcada pelo digital

Autores

  • Abimar Moraes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Andreia Durval Gripp Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.25247/2595-3788.2020.v3n1.p145-167

Palavras-chave:

Teologia pastoral. Cultura urbana. Cultura digital. Teologia da comunicação.

Resumo

Vivemos numa “metrópole global” onde as relações humanas estão marcadas pela velocidade, pela lógica do espetáculo e do mercado. Trata-se de uma “democracia” das bases, com grande oferta de ambientes e instrumentos para que todos os habitantes desta urbe digital sejam capazes de se expressar sobre os temas mais variados possíveis: direitos humanos, política, inclusão, gênero, ecologia, conflitos, educação, religião, fé. Tal realidade leva-nos à necessidade de estudar estas novas expressões de cidadania, capazes de colocar em relação conteúdos, ambientes, pertenças e instituições, porque não estão ainda claros os objetivos, as estratégias, as dinâmicas e as perspectivas que deve assumir a ação evangelizadora neste novo contexto vital. O objetivo deste artigo é propor linhas para a ação evangelizadora da Igreja Católica neste bios que é a metrópole comunicacional. O artigo iniciará concentrando-se em perceber alguns impactos do digital sobre a cultura urbana. Logo em seguida, tomando como referência quatro indicações presentes na Evangelii Gaudium, do papa Francisco, o artigo apresentará algumas linhas, que considera fundamentais, para as ações evangelizadoras junto aos interlocutores desta urbe digital.

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Biografia do Autor

  • Abimar Moraes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Professor Adjunto 2 do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUC-Rio.

    Presidente do Conselho Diretor da ANPTECRE - 2019-2020

  • Andreia Durval Gripp, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUC-Rio.

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Publicado

2020-06-29

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

MORAES, Abimar; GRIPP, Andreia Durval. Ações evangelizadoras numa cultura urbana marcada pelo digital. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap, Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 1, p. 145–167, 2020. DOI: 10.25247/2595-3788.2020.v3n1.p145-167. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/article/view/1640.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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