The Global Educational Pact, education and the vital ethical project as a tool for consolidating Democracy

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25247/2595-3788.2023.v6n1.p108-125

Keywords:

Citizenship, Democrac, Global Education Pact, Purpose, Recognition

Abstract

The present work is the result of a bibliographic review developed around the theory of recognition. Based on the contributions from Taylor (1998), Honneth (2013), it proposes to reflect on the motivations of the Global Educational Pact, presented by Pope Francis in 2020, and the challenges for democracy today.How education can be configured as a tool for the consolidation of a dialogical society, which, based on recognition, acts in the promotion of a culture of peace and in the reduction of inequalities, mainly motivated by the challenges highlighted by the pandemic.In this sense, based on qualitative research, through an exploratory study and supported by the deductive method of approach, the text traces a path related to education, which ceases to exercise its social function, serving only the interests of the market and the need for a restructuring of the educational model and the space of the school.What model of education is this, which does not make us people, but dependent subjects without authentic attitudes towards life and its choices? In this way, the development of an ethical vital project (DAIMON, 2009) helps in the production of values ​​for democratic culture.

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Author Biographies

  • Marcelo Alves Pereira Eufrásio, Centro Universitário Unifacisa

    Possui Graduação em História e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, Pós-Graduação Lato Sensu em História da Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Ciência da Sociedade (ênfase em Sociologia) pela Universidade Estadual da Paraíba, tem Doutorado em Ciências Sociais (área de concentração em Sociologia) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Campina Grande. É pesquisador cadastrado no CNPq no Grupo de Pesquisa: Trabalho, Desenvolvimento e Políticas Públicas - TDEPP do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande. Foi coordenador da linha de pesquisa Filosofia do Direito, Ética e Estética da Propriedade Intelectual no Grupo de Pesquisa em Sociologia da Propriedade Intelectual cadastrado no CNPq, da Universidade Federal de Campina Grande. Ex-pesquisador bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior - CAPES. É professor e pesquisador, lecionando disciplinas de formação humanística e propedêuticas nos cursos de Direito e áreas afins. Atuou como pesquisador bolsista do CNPq - nível C, em projeto de extensão de Incubadora Popular de Empreendimentos Solidários - INCUPES em Economia Solidária na qualidade de assessor técnico (Educação em Direitos Humanos e Cidadania) em empreendimentos solidários da Fundação Pedro Américo. Desenvolve atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes áreas: Direito, Sociologia, História e Filosofia, especificamente nas subáreas: ética e filosofia, direitos humanos, políticas públicas, sociologia do direito e da religião, representações sociais, violência urbana, cidadania e juventude, com a publicação de livros e artigos científicos.

  • Arthur Rodrigues de Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

    Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2019), atuando principalmente no campo da história da educação, cultura escolar e instituições escolares. Em sua dissertação problematizou os discursos produzidos pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC, em torno das comemorações dos 50 anos de atividade da Instituição no Brasil, por meio da publicação do impresso pedagógico Coletânea Cenecista. Atua também em pesquisas voltadas para a história cultural das práticas educativas e o ensino de história. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba desenvolvendo pesquisas atreladas a História da Educação e a História Intelectual a partir da problematização do pensamento educacional de Felipe Tiago Gomes, fundador da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC. É professor da Rede Privada de Ensino de Campina Grande.

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Published

2023-06-30

How to Cite

EUFRÁSIO, Marcelo Alves Pereira; LIMA, Arthur Rodrigues de. The Global Educational Pact, education and the vital ethical project as a tool for consolidating Democracy. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap, Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 1, p. 108–125, 2023. DOI: 10.25247/2595-3788.2023.v6n1.p108-125. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/article/view/2348.. Acesso em: 14 may. 2024.

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