O Pacto Educativo Global, a educação e o projeto vital ético como ferramenta de consolidação da Democracia
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2023.v6n1.p108-125Parole chiave:
Cidadania, Democracia, Pacto Educativo Global, Proposito, ReconhecimentoAbstract
O presente trabalho é fruto de uma revisão bibliográfica desenvolvida em torno da teoria do reconhecimento. A partir das contribuições de Taylor (1998) e Honneth (2013), propõe refletir sobre as motivações do Pacto Educativo Global, apresentado pelo Papa Francisco em 2020, e os desafios para a democracia atualmente. Como a educação pode se configurar em ferramenta para a consolidação de uma sociedade dialógica, que, por meio do reconhecimento, atue na promoção da cultura de paz e na redução das desigualdades, principalmente motivada através dos desafios colocados em destaque pela pandemia. Nesse sentido, com base em pesquisa qualitativa, a partir de um estudo exploratório e amparado pelo método dedutivo para abordagem, o texto traça uma trilha relacionada à educação, que deixa de exercer sua função social, atendendo unicamente aos interesses do mercado e à necessidade de uma reestruturação do modelo educacional e do espaço da escola. Que modelo de educação é este, que não nos torna pessoas, mas sim sujeitos dependentes e sem atitudes autênticas diante da vida e suas escolhas? Desse modo, o desenvolvimento de um projeto vital ético (DAIMON, 2009) auxilia na produção de valores para a cultura democrática.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANASTASIOU, L.G.C. Metodologia do Ensino Superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. IBPEX, Curitiba, 1998.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Traduzido por Sérgio Paulo Rouanet. 8ªed. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BAUMAN, Zygmunt. Retrotopia. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2001. v. 1.
Congregação para a educação católica. Educar para o humanismo solidário, 2017.
CNBB. A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global. Brasília: Edições CNBB, 2020.
DAMON, W. O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem motivar e orientar adolescentes. São Paulo: Summus, 2009.
FLICKINGER, Hans Georg. Autonomia e reconhecimento: dois conceitos chaves na formação. Educação, Porto Alegre v.34, 2011. (p.07-12).
FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: a alegria do Evangelho – Sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulus/Loyola, 2013.
FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Fratelli Tutti: Carta Encíclica sobre a fraternidade e a amizade social. Brasília: CNBB, 2020.
FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato Si’ do Santo Padre Francisco sobre o cuidado da Casa Comum. 2015. Disponível em: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html Acesso em: 08 de jan. 2022
FRANCISCO, Papa. Mensagem do Santo Padre para o lançamento do Pacto Educativo. Disponível em: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/pont-messages/2019/documents/papa-francesco_20190912_messaggio-patto-educativo.html Acesso em: 08 de jan. 2022.
FRASER, Nancy. HONNETH, Axel. ¿Redistribución o reconocimiento? Madrid: Morata Editorial, 2006
.
FRANKL, Viktor Emil. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Petrópolis: Vozes, 2010.
LEÃO XIII. Carta Encíclica Rerum Novarum (Sobre a condição dos operários). São Paulo: Loyola, 1991.
ROSA, Harmult. Aceleração: a transformação das estruturas temporais na modernidade. Editora UNESP, 2019.
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Trad. Luiz Repa. São Paulo: Ed. 34, 2003.
HONNETH, Axel. Educação e esfera pública democrática: Um capítulo negligenciado da filosofia política. In: Revista Civitas, Porto Alegre, n°13, 2013. (p.544-562) Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/view/16529 Acesso em: 08 de jan. 2022.
HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. Traduzido por Paulo Geiger. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
MENDONÇA, Ricardo Fabrino Mendonça. Reconhecimento em debate: os modelos de Honneth e Fraser em sua relação com o legado Habermasiano. Revista de Sociologia e Política. nº20, 2007. (p.169-185). Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsocp/a/xvGMqyRrC5WKbG7QmkXP5DJ/?lang=pt Acesso em: 07 de jan. 2022
PONTIFÍCIO CONSELHO JUSTIÇA E PAZ. Compêndio da Doutrina Social da Igreja. São Paulo: Paulinas, 2005.
SANTIAGO, Carla Ferreti. O Pacto Educativo Global e a urgência de uma escola humana e humanizadora. Arquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, 2022. (p194-202).
SILVA, Tomaz Tadeu da. Antropologia do Ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
SORGE, Bartolomeo. Breve curso de doutrina social. Trad. Jaime A. Clasen. São Paulo: Paulinas, 2018.
TAYLOR, Charles (org.). Multiculturalismo. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Marcelo Alves Pereira Eufrásio, Arthur Rodrigues de Lima
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).