O Pacto Educativo Global, a educação e o projeto vital ético como ferramenta de consolidação da Democracia
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2023.v6n1.p108-125Palavras-chave:
Cidadania, Democracia, Pacto Educativo Global, Proposito, ReconhecimentoResumo
O presente trabalho é fruto de uma revisão bibliográfica desenvolvida em torno da teoria do reconhecimento. A partir das contribuições de Taylor (1998) e Honneth (2013), propõe refletir sobre as motivações do Pacto Educativo Global, apresentado pelo Papa Francisco em 2020, e os desafios para a democracia atualmente. Como a educação pode se configurar em ferramenta para a consolidação de uma sociedade dialógica, que, por meio do reconhecimento, atue na promoção da cultura de paz e na redução das desigualdades, principalmente motivada através dos desafios colocados em destaque pela pandemia. Nesse sentido, com base em pesquisa qualitativa, a partir de um estudo exploratório e amparado pelo método dedutivo para abordagem, o texto traça uma trilha relacionada à educação, que deixa de exercer sua função social, atendendo unicamente aos interesses do mercado e à necessidade de uma reestruturação do modelo educacional e do espaço da escola. Que modelo de educação é este, que não nos torna pessoas, mas sim sujeitos dependentes e sem atitudes autênticas diante da vida e suas escolhas? Desse modo, o desenvolvimento de um projeto vital ético (DAIMON, 2009) auxilia na produção de valores para a cultura democrática.
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