O Pacto Educativo Global, a educação e o projeto vital ético como ferramenta de consolidação da Democracia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2595-3788.2023.v6n1.p108-125

Palavras-chave:

Cidadania, Democracia, Pacto Educativo Global, Proposito, Reconhecimento

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma revisão bibliográfica desenvolvida em torno da teoria do reconhecimento. A partir das contribuições de Taylor (1998) e Honneth (2013), propõe refletir sobre as motivações do Pacto Educativo Global, apresentado pelo Papa Francisco em 2020, e os desafios para a democracia atualmente. Como a educação pode se configurar em ferramenta para a consolidação de uma sociedade dialógica, que, por meio do reconhecimento, atue na promoção da cultura de paz e na redução das desigualdades, principalmente motivada através dos desafios colocados em destaque pela pandemia. Nesse sentido, com base em pesquisa qualitativa, a partir de um estudo exploratório e amparado pelo método dedutivo para abordagem, o texto traça uma trilha relacionada à educação, que deixa de exercer sua função social, atendendo unicamente aos interesses do mercado e à necessidade de uma reestruturação do modelo educacional e do espaço da escola. Que modelo de educação é este, que não nos torna pessoas, mas sim sujeitos dependentes e sem atitudes autênticas diante da vida e suas escolhas? Desse modo, o desenvolvimento de um projeto vital ético (DAIMON, 2009) auxilia na produção de valores para a cultura democrática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Alves Pereira Eufrásio, Centro Universitário Unifacisa

    Possui Graduação em História e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, Pós-Graduação Lato Sensu em História da Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Ciência da Sociedade (ênfase em Sociologia) pela Universidade Estadual da Paraíba, tem Doutorado em Ciências Sociais (área de concentração em Sociologia) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Campina Grande. É pesquisador cadastrado no CNPq no Grupo de Pesquisa: Trabalho, Desenvolvimento e Políticas Públicas - TDEPP do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande. Foi coordenador da linha de pesquisa Filosofia do Direito, Ética e Estética da Propriedade Intelectual no Grupo de Pesquisa em Sociologia da Propriedade Intelectual cadastrado no CNPq, da Universidade Federal de Campina Grande. Ex-pesquisador bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior - CAPES. É professor e pesquisador, lecionando disciplinas de formação humanística e propedêuticas nos cursos de Direito e áreas afins. Atuou como pesquisador bolsista do CNPq - nível C, em projeto de extensão de Incubadora Popular de Empreendimentos Solidários - INCUPES em Economia Solidária na qualidade de assessor técnico (Educação em Direitos Humanos e Cidadania) em empreendimentos solidários da Fundação Pedro Américo. Desenvolve atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes áreas: Direito, Sociologia, História e Filosofia, especificamente nas subáreas: ética e filosofia, direitos humanos, políticas públicas, sociologia do direito e da religião, representações sociais, violência urbana, cidadania e juventude, com a publicação de livros e artigos científicos.

  • Arthur Rodrigues de Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

    Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2019), atuando principalmente no campo da história da educação, cultura escolar e instituições escolares. Em sua dissertação problematizou os discursos produzidos pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC, em torno das comemorações dos 50 anos de atividade da Instituição no Brasil, por meio da publicação do impresso pedagógico Coletânea Cenecista. Atua também em pesquisas voltadas para a história cultural das práticas educativas e o ensino de história. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba desenvolvendo pesquisas atreladas a História da Educação e a História Intelectual a partir da problematização do pensamento educacional de Felipe Tiago Gomes, fundador da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC. É professor da Rede Privada de Ensino de Campina Grande.

Referências

ANASTASIOU, L.G.C. Metodologia do Ensino Superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. IBPEX, Curitiba, 1998.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Traduzido por Sérgio Paulo Rouanet. 8ªed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BAUMAN, Zygmunt. Retrotopia. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2001. v. 1.

Congregação para a educação católica. Educar para o humanismo solidário, 2017.

CNBB. A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global. Brasília: Edições CNBB, 2020.

DAMON, W. O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem motivar e orientar adolescentes. São Paulo: Summus, 2009.

FLICKINGER, Hans Georg. Autonomia e reconhecimento: dois conceitos chaves na formação. Educação, Porto Alegre v.34, 2011. (p.07-12).

FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: a alegria do Evangelho – Sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulus/Loyola, 2013.

FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Fratelli Tutti: Carta Encíclica sobre a fraternidade e a amizade social. Brasília: CNBB, 2020.

FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato Si’ do Santo Padre Francisco sobre o cuidado da Casa Comum. 2015. Disponível em: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html Acesso em: 08 de jan. 2022

FRANCISCO, Papa. Mensagem do Santo Padre para o lançamento do Pacto Educativo. Disponível em: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/pont-messages/2019/documents/papa-francesco_20190912_messaggio-patto-educativo.html Acesso em: 08 de jan. 2022.

FRASER, Nancy. HONNETH, Axel. ¿Redistribución o reconocimiento? Madrid: Morata Editorial, 2006

.

FRANKL, Viktor Emil. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Petrópolis: Vozes, 2010.

LEÃO XIII. Carta Encíclica Rerum Novarum (Sobre a condição dos operários). São Paulo: Loyola, 1991.

ROSA, Harmult. Aceleração: a transformação das estruturas temporais na modernidade. Editora UNESP, 2019.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Trad. Luiz Repa. São Paulo: Ed. 34, 2003.

HONNETH, Axel. Educação e esfera pública democrática: Um capítulo negligenciado da filosofia política. In: Revista Civitas, Porto Alegre, n°13, 2013. (p.544-562) Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/view/16529 Acesso em: 08 de jan. 2022.

HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. Traduzido por Paulo Geiger. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MENDONÇA, Ricardo Fabrino Mendonça. Reconhecimento em debate: os modelos de Honneth e Fraser em sua relação com o legado Habermasiano. Revista de Sociologia e Política. nº20, 2007. (p.169-185). Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsocp/a/xvGMqyRrC5WKbG7QmkXP5DJ/?lang=pt Acesso em: 07 de jan. 2022

PONTIFÍCIO CONSELHO JUSTIÇA E PAZ. Compêndio da Doutrina Social da Igreja. São Paulo: Paulinas, 2005.

SANTIAGO, Carla Ferreti. O Pacto Educativo Global e a urgência de uma escola humana e humanizadora. Arquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, 2022. (p194-202).

SILVA, Tomaz Tadeu da. Antropologia do Ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

SORGE, Bartolomeo. Breve curso de doutrina social. Trad. Jaime A. Clasen. São Paulo: Paulinas, 2018.

TAYLOR, Charles (org.). Multiculturalismo. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

EUFRÁSIO, Marcelo Alves Pereira; LIMA, Arthur Rodrigues de. O Pacto Educativo Global, a educação e o projeto vital ético como ferramenta de consolidação da Democracia. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap, Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 1, p. 108–125, 2023. DOI: 10.25247/2595-3788.2023.v6n1.p108-125. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/article/view/2348.. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 18

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.