O Pacto Educativo Global, a educação e o projeto vital ético como ferramenta de consolidação da Democracia

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.25247/2595-3788.2023.v6n1.p108-125

Mots-clés :

RECONHECIMENTO

Résumé

O presente trabalho é fruto de uma revisão bibliográfica desenvolvida em torno da teoria do reconhecimento. A partir das contribuições de Taylor (1998) e Honneth (2013), propõe refletir sobre as motivações do Pacto Educativo Global, apresentado pelo Papa Francisco em 2020, e os desafios para a democracia atualmente. Como a educação pode se configurar em ferramenta para a consolidação de uma sociedade dialógica, que, por meio do reconhecimento, atue na promoção da cultura de paz e na redução das desigualdades, principalmente motivada através dos desafios colocados em destaque pela pandemia. Nesse sentido, com base em pesquisa qualitativa, a partir de um estudo exploratório e amparado pelo método dedutivo para abordagem, o texto traça uma trilha relacionada à educação, que deixa de exercer sua função social, atendendo unicamente aos interesses do mercado e à necessidade de uma reestruturação do modelo educacional e do espaço da escola. Que modelo de educação é este, que não nos torna pessoas, mas sim sujeitos dependentes e sem atitudes autênticas diante da vida e suas escolhas? Desse modo, o desenvolvimento de um projeto vital ético (DAIMON, 2009) auxilia na produção de valores para a cultura democrática.

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Biographies de l'auteur

  • Marcelo Alves Pereira Eufrásio, Centro Universitário Unifacisa

    Possui Graduação em História e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, Pós-Graduação Lato Sensu em História da Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Ciência da Sociedade (ênfase em Sociologia) pela Universidade Estadual da Paraíba, tem Doutorado em Ciências Sociais (área de concentração em Sociologia) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Campina Grande. É pesquisador cadastrado no CNPq no Grupo de Pesquisa: Trabalho, Desenvolvimento e Políticas Públicas - TDEPP do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande. Foi coordenador da linha de pesquisa Filosofia do Direito, Ética e Estética da Propriedade Intelectual no Grupo de Pesquisa em Sociologia da Propriedade Intelectual cadastrado no CNPq, da Universidade Federal de Campina Grande. Ex-pesquisador bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior - CAPES. É professor e pesquisador, lecionando disciplinas de formação humanística e propedêuticas nos cursos de Direito e áreas afins. Atuou como pesquisador bolsista do CNPq - nível C, em projeto de extensão de Incubadora Popular de Empreendimentos Solidários - INCUPES em Economia Solidária na qualidade de assessor técnico (Educação em Direitos Humanos e Cidadania) em empreendimentos solidários da Fundação Pedro Américo. Desenvolve atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes áreas: Direito, Sociologia, História e Filosofia, especificamente nas subáreas: ética e filosofia, direitos humanos, políticas públicas, sociologia do direito e da religião, representações sociais, violência urbana, cidadania e juventude, com a publicação de livros e artigos científicos.

  • Arthur Rodrigues de Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

    Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2019), atuando principalmente no campo da história da educação, cultura escolar e instituições escolares. Em sua dissertação problematizou os discursos produzidos pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC, em torno das comemorações dos 50 anos de atividade da Instituição no Brasil, por meio da publicação do impresso pedagógico Coletânea Cenecista. Atua também em pesquisas voltadas para a história cultural das práticas educativas e o ensino de história. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba desenvolvendo pesquisas atreladas a História da Educação e a História Intelectual a partir da problematização do pensamento educacional de Felipe Tiago Gomes, fundador da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC. É professor da Rede Privada de Ensino de Campina Grande.

Références

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Publiée

2023-06-30

Comment citer

EUFRÁSIO, Marcelo Alves Pereira; LIMA, Arthur Rodrigues de. O Pacto Educativo Global, a educação e o projeto vital ético como ferramenta de consolidação da Democracia. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap, Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 1, p. 108–125, 2023. DOI: 10.25247/2595-3788.2023.v6n1.p108-125. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/article/view/2348.. Acesso em: 23 nov. 2024.

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