REFLEXÕES SOBRE OS DITOS SUBALTERNOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: AS NARRATIVAS A RESPEITO DOS AFRICANOS E AFRODESCENDENTES NO BRASIL

Autores

  • Joyce Conceição de Mesquita Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Autor

Palavras-chave:

Ensino de História, narrativas, Africanos e Afro-brasileiros

Resumo

O ensino de história tem sua importância desde a antiguidade clássica quando direcionado á formação dos bons cidadãos, ainda que restrito à elite. Quando na idade média, observamos a mesma importância, mas agora baseada na cosmovisão bíblica e respaldada pela Igreja e Estado. Nota-se, que desde a gênese, o ato de ensinar história tem uma finalidade dotada de interesses. No Brasil, a história surge como disciplina escolar no contexto de busca pela construção de identidade nacional proposta por grupos “dominantes” politica e economicamente que narravam seus feitos baseados em documentos que eles mesmos produziam. A historiografia e o ensino brasileiro foram marcados pela ausência de atenção aos africanos e afrodescendentes desde a produção do IHGB, por isto, o presente trabalho surge do anseio em destacar a participação desses sujeitos nas produções pedagógicas, trazendo à tona seus diversos interesses e deixando de lado a falsa passividade.

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Biografia do Autor

  • Joyce Conceição de Mesquita, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

    Graduada em História pela Unicap. Doutoranda – UFRPE .

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

ST 4: Os Ditos Subalternos no Ensino de História no Brasil: Desafios e Perspectivas

Como Citar

REFLEXÕES SOBRE OS DITOS SUBALTERNOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: AS NARRATIVAS A RESPEITO DOS AFRICANOS E AFRODESCENDENTES NO BRASIL. (2023). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 17, 215-226. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/2712

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