A LUTA DAS MULHERES, PESSOAS NEGRAS E DA COMUNIDADE LGBTQIAPN+ NA ERA VARGAS

Autores

  • Fernanda Barreto de Moraes Pinheiro Rêgo Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP Autor
  • José Felipe Arruda da Silva Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP Autor

Palavras-chave:

Democracia, Antirracismo, Diversidade

Resumo

Este artigo foi desenvolvido com a finalidade de demonstrar uma aula sobre  “Era Vargas” com o recorte de Raça e Gênero, cujo recorte, trata-se do projeto de intervenção dos autores deste para o PIBID (Programa de Iniciação à Docência) através da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). A aula foi apresentada para alunos do ensino médio de uma escola estadual na cidade do Recife, em Pernambuco, sob a supervisão da professora Vaneska Lima, e com a orientação do Prof. Dr. Helder Remígio.  O objeto do estudo foi dialogar e refletir com os alunos e alunas da escola, na perspectiva da luta dos movimentos sociais organizados, em detrimento dos sujeitos já postos pela disciplina de História, contada na visão colonial, do poder do homem (cis), branco, hétero, cristão e conservador. Trouxemos então, a perspectiva dos sujeitos de transformação que foram oprimidos, negligenciados, subalternizados e invisibilizados, e que atuaram na História do Brasil na luta pela sua existência e seus direitos, resistindo ao governo autoritário de Getúlio Vargas, sejam as mulheres (cis) brancas feministas organizadas, que tiveram o privilégio da luta e reivindicavam o direito à igualdade, os povos pretos que além da igualdade de direitos, lutavam se posicionando e reivindicando pautas antiracistas, e também, mesmo que invisibilizados, violentados e marginalizados, a comunidade LGBTQIAPN+.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

ST 8: História Política, Trajetórias, Movimentos Sociais e Protagonismos no Período Republicano Brasileiro

Como Citar

A LUTA DAS MULHERES, PESSOAS NEGRAS E DA COMUNIDADE LGBTQIAPN+ NA ERA VARGAS. (2023). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 17, 353-364. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/2709

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