Sobre a Revista

Entre os dias 13, 14 e 15 de setembro de 2023, na modalidade presencial, foi realizado o XVII Colóquio de História da UNICAP e VII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em História, evento que ocorre, anualmente, numa parceria da graduação e mestrado em História da Universidade Católica de Pernambuco. Em 2023, a UNICAP comemora 80 anos, como instituição comprometida com o ensino, a pesquisa e a extensão, que tem as cidades Recife e Olinda como seus campus de atuação. O Curso de História também completa 80 anos! É o mais antigo curso de História de Pernambuco, o segundo do Nordeste, e o décimo do País. Atualmente, o Curso de Licenciatura em História é ofertado nas modalidades presencial e EaD.

O Colóquio de História da UNICAP e do Programa de Pós-Graduação em História vem se constituindo numa das mais importantes reuniões acadêmicas pernambucanas, conta com diversificada programação, congrega pesquisadoras e pesquisadores de instituições de ensino superior do Brasil e de outros países, em todos os níveis de ensino, bem como com discentes e docentes de Graduação e Pós-Graduação, da área de História e áreas afins como Pedagogia e Letras.

As mesas redondas e conferências foram compostas por pesquisadores e pesquisadoras que apresentam resultados de suas investigações, produzindo um debate historiográfico crítico, criativo e atualizado. No que concerne às comunicações orais foram apresentadas nos diversos simpósios temáticos (STs), posteriormente publicadas nos anais eletrônicos (ISSN 2176-9060) constituindo-se em valoroso registro das discussões acadêmicas apresentadas ao longo do evento.

Em 2023, o Colóquio propôs o tema ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS com o objetivo de congregar os debates em torno dos 20 anos de criação da Lei 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e estabeleceu no artigo 26-A a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação pública e privada, no Brasil. Posteriormente, a Lei 11.645/2008, que também alterou a LDB, no sentido de instituir a obrigatoriedade da inclusão da história e cultura dos povos indígenas no âmbito de todo o currículo escolar. Essas duas leis são resultado de décadas de luta dos movimentos negro e indígena, como direitos conquistados que abarcam toda a população brasileira.

Neste sentido, procura-se tratar das complexidades e desafios enfrentados pelas historiadoras e pelos historiadores, na contemporaneidade, que voltam suas pesquisas, reflexões e estratégias pedagógicas para contar histórias que contemplem a luta pelo acesso e permanência da população negra e indígena aos diversos níveis e modalidade da educação brasileira; para valorizar e reconhecer a contribuição – no campo do conhecimento e das práticas cotidianas – da população negra e indígena na formação histórica, social, cultural do país, que abriga, em suas fronteiras muitas histórias acerca das demandas sociais, que possibilitam a problematização sobre as práticas de pesquisa e o ensino de História. Assim, acredita-se que XVII Colóquio de História e e VII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em História seja um espaço acolhedor, de compartilhamento de conhecimentos e de construção de caminhos esperançosos e democráticos diante dos inúmeros desafios impostos pelo tempo presente.