HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DAS CRECHES: QUESTÕES DE GÊNERO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Taíssa Nascimento Bastos Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor

Palavras-chave:

Creche, Infância, Políticas públicas, Gênero

Resumo

Pretende-se com este artigo analisar as políticas públicas que estão voltadas para a primeira infância e de que maneira os documentos norteadores -  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Nº. 9.394/96), Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI, Brasil, 1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, Brasil, 2010),  e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, Brasil, 2018) - conduzem o currículo para os assuntos voltados às questões de gênero. Se debruçar sobre a legislação educacional vigente e das políticas afirmativas para essa etapa da vida nos faz adentrar nos estudos sobre a vivência nos bebês e crianças na creche, as relações estabelecidas nesses espaços, que, essencialmente, envolvem educação e cuidados. Se faz importante o debate de quais relações os pequenos realizam entre si, nos espaços coletivos oferecidos pelas unidades de ensino, diante do direito da convivência com o outro, com o diferente, com as próprias crianças – meninos, meninas, e os adultos, e como a sociedade enxerga os profissionais que atuam nesses espaços: seria o trabalho voltado para a primeira infância unicamente feminino? A creche vem a ser um instrumento para viabilizar e consolidar a construção de uma sociabilidade saudável entre crianças, de forma a fortalecer os vínculos. As crianças têm o direito à atenção, ao afeto, a brincarem livremente, com alimentação adequada e espaços de lazer, de descanso conforme suas necessidades. As políticas públicas devem estar voltadas para atender às crianças pequenas que têm sido historicamente secundarizadas, invisíveis e consideradas um assunto menor. A creche não serve para substituir as famílias, e sim para valorizar e aprofundar o seu papel na formação das crianças e da cidadania infantil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Taíssa Nascimento Bastos, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Mestranda em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Unicap.

Referências

ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre, Imagens e Autoimagens. 6° edição, Petrópolis: Vozes, 2002.

BALESTRA, Maria Marta Mazaro. A psicopedagogia em Piaget: uma ponte para a

educação da liberdade. 1 ed. Curitiba: Ibpex, 2007. P. 127.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CAMPOS, Maria Malta. Educação Infantil: O debate e a pesquisa. Cad. Pesq. N. 101.

P. 113-127. Brasília. Julho de 1997.

IZQUIERDO, Maria Jesus. “Uso y abuso del concepto de género”. In: VILANOVA, Mercedes (Org.). Pensar las diferencias. Barcelona: Universidad de Barcelona, 1994.

KRAMER, Sonia. O papel social da pré-escola. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.

, p. 181, agosto, 1995.

KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel (orgs). Infância: Fios e Desafios da Pesquisa. SP: Papirus, 2008. KRAMER, Sonia; NASCIMENTO, Anelise.

Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 1999.

Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, MEC/SEF, 1998.

Plano Nacional de Educação (PNE). Lei Federal n.º 10.172, de 9/01/2001. Brasília: MEC, 2001c. BRASIL.

SANCHES, Emilia Cipriano. Creche: realidade e ambiguidade. Petrópolis, RJ: vozes,

UNESCO. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br Acesso em outubro de

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DAS CRECHES: QUESTÕES DE GÊNERO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. (2023). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 17, 616-624. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/3087

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.