CONTANDO HISTÓRIAS, LUTAS E RESISTÊNCIAS: AS REPRESENTAÇÕES NEGATIVAS DA COMUNIDADE DO TURURU (PAULISTA/PE) NOS JORNAIS PERNAMBUCANOS E O CONTRAPONTO POR PARTE DOS HABITANTES (1979-1990)
Palavras-chave:
Comunidade do Tururu, Representações sociais, Visão preconceituosaResumo
A comunidade do Tururu localizada no bairro do Janga se deu através da doações de um loteamento que pertencia a Igreja Católica, em 1983, feita por Acebispo da época Dom Helder Camara, Arcebispo de Olinda e Recife, para famílias menos favorecidas que residiam nos Sítios do Amparo, Coqueiral e Nossa senhora do Ó, na cidade de Paulista/PE. Destarte, estes moradores passaram a contar com obras de Infraestrutura financiadas pela Cohab- Companhia de Habitações de Pernambuco. No entanto, quando analisados jornais daquele período notamos inúmeros comentários negativos para com os habitantes, relacionando o local à miséria, violência, sujeira e doenças. Este posicionamento da mídia apresentam as representações sociais negativas por parte dos meios de comunicação para com as comunidades periféricas, algo que contribui para o estereótipo negativo dos residentes desses locais. Por outro lado, ao dialogar com os moradores, podemos compreender as resistências desses indivíduos para romper com esta visão preconceituosa que os jornais na época atribuíam ao lugar. Assim, este projeto pretende apresentar o contraponto entre o que era exposto nas mídias para com as histórias de vida dos residentes do Tururu, no recorte de 1979 a 1990. A nossa metodologia reside no cruzamento de fontes, envolvendo matérias do Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio, Jornal da Manhã, para com fotografias, documentos privados e relatos orais dos moradores. Teremos como fundamentação teórica Michel de Certeau, Tânia de Lucca, Roger Chartier, Sidney Chalhoub, bem como o trabalho de Georgina Aurélia Maranhão, ex aluna do PPGH-UNICAP, a respeito do Coque.
Downloads
Referências
THOMPSON- COSTUMES EM COMUNS
CERTEAU- A INVENÇÃO DO COTIDIANO
CHARTIER- O MUNDO COMO REPRESENTAÇÃO, ENTRE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES
ZÉLIA GOMINHO- VENEZA AMERICANA X MOCAMBÓPOLIS
SIDNEY CHALOUB- CIDADE FEBRIL
GEORGINA AURELIANO- PRODUTO DE MESTRADO SOBRE O COQUE
REFERÊNCIAS SOBRE PAULISTA:
A SEDUÇÃO DAS CIDADES- ROSILENE ALVIM
A Tecelagem dos Conflitos de Classe na Cidade das Chaminés- Sérgio Leite Lopes
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gilmara Silva dos Santos (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).