A explicitação fenomenológica do cansaço em Levinas
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2026.v26n1.p%25pPalavras-chave:
fadiga, hipóstase, subjetividade, tempoResumo
Este artigo propõe uma retomada da análise fenomenológica da preguiça e da fadiga no jovem Emmanuel Levinas, tomando-as como fenômenos filosóficos decisivos para a compreensão de sua ontologia inicial. Longe de serem interpretadas como estados psicológicos ou disposições empíricas, a preguiça e a fadiga são examinadas como modos de recusa da existência, nos quais se manifesta uma lassitude dirigida não a objetos determinados, mas à própria existência enquanto tal. Inseridas no horizonte do il y a essas experiências revelam uma ruptura com o fluxo temporal contínuo e fazem emergir o instante como acontecimento originário. Argumenta-se que, ao realizar um atraso em relação ao porvir, a fadiga possibilita a aparição do presente e prepara o surgimento da hipóstase, isto é, de um existente que assume a existência. Desse modo, o artigo mostra como a análise desses fenômenos contribui para uma genealogia não causal da subjetividade no pensamento levinasiano.
Downloads
Referências
AGUIAR, D. Por um conceito ampliado de liberdade: sobre a bi-implicação de autonomia e heteronomia. 2018. (Tese de Doutorado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do sul, 2018.
ARISTOTELES. Metafísica. São Paulo: Loyola, 2002.
CALIN, R. La notion d’accomplissement chez Levinas. Discipline Filosofiche, n. 1, p. 27-46, 2014.
GONTCHARÓV, I. Oblómov. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
GORDON, P. Continental divide: Heidegger, Cassirer, Davos. Cambridge: Harvard University Press, 2010.
HEIDEGGER, M. Os conceitos fundamentais da metafísica: mundo, finitude, solidão. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
LEVINAS, E. Œuvres complètes I. Carnets de captivité. Paris: Éditions Grasset et Fasquelle, IMEC, 2009.
LEVINAS, E. De l’existence à l’existant. Paris: Vrin, 2013.
LEVINAS, E. De l’évasion. Paris : Le livre de poche, 2011.
LEVINAS, E. Totalité et infini. The Hage, Martinus Nijhoff Publishers, 1984.
SEBBAH, F.-D. Da ética do prisioneiro à ética do sobrevivente. In: RIBEIRO, N. et al. Amor e justiça em Levinas. São Paulo: Perspectiva, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Diogo Villas Bôas Aguiar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).














