Política e pluralidade humana em Hannah Arendt: uma introdução ao tema do poder
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2023.v23n2.p144-160Palavras-chave:
Ação, Espaço público, Liberdade, MundoResumo
A política, para Arendt, está ligada à ação e às relações entre os seres humanos, considerando a fala e o discurso como algo intrínseco da ação política. Nesse sentido, sem o agir político, o sujeito tende a perder a sua individualidade e seu lugar no mundo, bem como se distancia da pluralidade humana e do espaço público. Relacionando a dinâmica ‘indivíduo - ação – espaço público – subjetividade’, Arendt destaca um aspecto extremamente importante: o da pluralidade humana como relativa às noções de igualdade e distinção. Nesta perspectiva conceitual, a compreensão arendtiana do poder põe sempre em questão a pluralidade humana e a ação em conjunto, de modo que surgem discursos que não são empregados para velar intenções, mas para desvelar realidades, onde as palavras trazem consigo um movimento de ação reverberadas de sentido. É nesta injunção que surge o poder, o qual, para Arendt, existe quando os homens agem em conjunto. Objetivamos, portanto, neste texto, expor os argumentos arendtianos que sustentam o seu conceito de poder político relativamente à ação e à pluralidade humana e como isso nos vincula também ao mundo.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Sobre a revolução. Tradução de Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. - 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. São Paulo Perspectiva, 2016.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo; revisão técnica e apresentação Adriano Correia. - 13. ed. rev. - [Reimp.] - Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2020.
ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Tradução de André Duarte. - [15. ed]. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.
AGUIAR, Odílio Alves. “A dimensão constituinte do poder em Hannah Arendt”. Trans/form/ação: revista de filosofia / Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis. Marília, v.34, n.1, p.115-130, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/trans/a/LswRct9X9J8hmjxHrnYFD5N/?lang=pt&format=pdf.
CORREIA, Adriano. “Quem é o animal laborans de Hannah Arendt?” Revista de Filosofia Aurora. Curitiba, v. 25, n. 37, p. 199-222, jul./dez. 2013.
CORREIA, Adriano. Hannah Arendt e a modernidade: política, economia e a disputa por uma fronteira / Adriano Correia. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
DIAS, Lucas Barreto. “Totalitarismo e mundo de semblâncias a partir de Hannah Arendt”. Cadernos Arendt, v. 02, N. 03, 2021a.
DIAS, Lucas Barreto. “O aparecer da liberdade no pensamento de Hannah Arendt”. Perspectivas, 6(2), 228–244, 2021b. https://doi.org/10.20873/rpv6n2-13
RIBEIRO, Nadia Junqueira. A distinção entre o social e o político em Hannah Arendt à luz da questão judaica. Tese (Doutorado em Filosofia) – Unicamp. Campinas, 2022.
SILVA, Ricardo George de Araújo. A questão judaica: o pária como paradigma do agir e do pensar em Hannah Arendt. Taboão da Serra: Vicenza Edições Acadêmicas, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucas Barreto Dias, Débora dos Santos Góis Gondim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.