O Discurso Filosófico como Legitimação do Poder e Formação do Estado
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2019.v19n2.p196-224Palavras-chave:
Formação da Organização Social. Fundamentos do Estado. Genealogia do Conhecimento. Representação do povo.Resumo
O artigo aborda a genealogia do conhecimento como maneira de compreensão do discurso filosófico que embasa a legitimação do poder e a formação do Estado. A participação popular deve estar pautada pela melhor organização da máquina pública, representando de forma cristalina os anseios da sociedade e conferindo maior segurança às decisões políticas a serem tomadas. Ademais, o artigo que aqui se apresenta tem um viés exploratório e descritivo, fundamentado em uma abordagem qualitativa, a qual partiu da análise de documentos e de observações da realidade que foram confrontados com a recente doutrina sobre o tema e a legislação vigente.Downloads
Referências
ALEXY, Robert. Teoria de los derechos fundamentales. Tradução de Ernesto Gazón Valdés. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 2002.
BARCELLOS, Ana Paula de. “Alguns parâmetros normativos para a ponderação constitucional”. In: A nova interpretação constitucional: ponderação, direitos fundamentais e relações privadas. Rio de janeiro: Renovar, 2003.
BARROSO, Luís Roberto. Direito constitucional contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009.
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. 4.ed. Tradução de Carmem Varrialle, Gaetano Lo Mônaco, João Ferreira, Luís Guerreiro Pinto Cacais. Brasília: Universidade de Brasília, 1992.
CRETELLA NETTO, José. Fundamentos principiológicos do processo civil. Rio de Janeiro: Forense, 2002.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do Estado. 25.ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação. São Paulo: Unesp, 1996.
JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 3.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
LASSALLE, Ferdinad. O que é uma Constituição? Tradução de Walter Stonner. São Paulo: Edições e Publicações Brasil, 2006.
MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de direito administrativo. 18.ed. São Paulo: Malheiros, 2005.
MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 2012.
MORA, José Ferrater. Dicionário de filosofia. Tradução de Maria Stela Gonçalves, Adail U.
Sobral, Marcos Bagno e Nicolas Nyimi Campanário. São Paulo: Loyola, 2000.
SALGADO, Joaquim Carlos. Legalidade e legitimidade. Belo Horizonte: Del Rey, 2007.
SCHMITT, Carl. Dottrina della Costituzione. Tradução de Antonio Caracciolo. Milano: Giuffré, 1984.
VAZQUEZ, Adolfo Sanchez. Ética. 8.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.
VIDIGAL, Edson José Travassos. Fundamentos do direito eleitoral brasileiro: contribuições à sua hermenêutica e aplicação. Brasília: Penélope, 2012.
VIDIGAL, Edson José Travassos. Uma breve genealogia do conhecimento: o nascimento da democracia grega e a invenção do discurso filosófico como legitimação do poder. Brasília: Penélope, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.