A contação e a formação de professores

Autores

  • Graziela Brito de Almeida
  • Alice Claudina dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2018.v1n1.p92-104

Resumo

Este artigo busca refletir sobre os processos da leitura, na medida em que a ludicidade implícita desta metodologia integra as dimensões afetivas, motoras e cognitivas, bem como, o fortalecimento da sensação de liberdade que o ato de ler produz ao criar certas impressões, imagens e possíveis atos de transformação. Reconhecemos que a inserção do lúdico através da leitura é essencial para o desenvolvimento da pessoa, uma vez praticada, é significativamente codificada pelo individuo, sem deixar de considerar o conhecimento e a leitura de mundo que cada leitor possui. Assim, a criação de espaços não imagináveis e sem limites para que as pessoas descubram o entusiasmo e prazer na leitura é fundamental. E, também, a utilização de estratégias para contação, pois proporciona a oportunidade dos sujeitos terem contato com registros impressos, livros, cenas, tiras, fotos de ilustração e etc. Uma vez que ao ouvirem uma história, é passível participar, de alguma forma, do processo de construção da linguagem e dos personagens inseridos no texto ao contexto de sua realidade, muitas vezes sentidas na memória e nas sensações do ser humano. Este estudo se apóia na análise do processo de aquisição e (re) construção do conhecimento de estudantes do curso de Pedagogia da Unicap, sendo este processo planejado ao longo das disciplinas de Alfabetização e Letramento; Currículo e Ensino da Língua Portuguesa I e II, ministradas no 3º (2015.1) e 4º (2015.2) período e, desenvolvido a partir de uma ação extensionista. Consideramos que a leitura, o conto, e a fantasia são essenciais na estimulação do desenvolvimento intelectual, pessoal e emocional, permitindo a reconstrução da maneira de pensar, de ver o outro, a si mesmo e o mundo.

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Publicado

2018-05-21

Como Citar

DE ALMEIDA, Graziela Brito; DOS SANTOS, Alice Claudina. A contação e a formação de professores. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 18, n. 1, p. 92–104, 2018. DOI: 10.25247/P1982-999X.2018.v1n1.p92-104. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1230.. Acesso em: 23 dez. 2024.