Theodor Adorno e a Educação Contra a Barbárie: faces e interfaces

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2023.v23n3.p191-207

Palavras-chave:

Formação;, Semiformação;, Emancipação;, Theodor Adorno;, Esclarecimento.

Resumo

O Brasil tem passado nos últimos anos por diversos momentos de tensão social. Isto tem levado a sociedade brasileira a promover algumas mudanças, em segmentos diversos de sua organização, embora reconheçamos que nem sempre são modificações para o seu melhor. Nesse cenário, em 2016, o Governo Federal promoveu, por meio de medida provisória, posteriormente transformada em lei, um conjunto de mudanças na área de educação. Fundamentada nas ideias de Theodor Adorno, este artigo traz algumas ideias adornianas do campo da educação, por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho documental e uma natural revisão de literatura, tomando-as como ponto de referências para em algum outro momento, que não agora neste artigo, possamos identificar a qual papel tais reformas se prestam e que tipo de cidadão se propõem a formar. Por hora, pensamos em, tão somente, apresentarmos este intelectual e alguns de seus principais conceitos no campo educacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anderson de Alencar Menezes, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

    Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, Bacharel em Teologia pelo Centro Unisal - Campus Pio XI (São Paulo), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/Portugal. Pós-Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas. Foi Diretor Executivo da Faculdade Salesiana do Nordeste e Diretor Pedagógico do Instituto Salesiano de Filosofia em Recife. Integra como Pesquisador o Grupo de Investigação em Teoria Crítica da Universidade de Valência-Espanha, sob a direção do Professor Dr. Benno Herzog. Membro do IBDFAM ( Instituto Brasileiro do Direito de Família) No Estado de Alagoas- Pertence no âmbito deste Instituto à Comissão da Criança e do Adolescente). Pesquisador da Rede RIEV ( Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violência - Ufpb; Ufal; Ufsc; Universidade de Valência - Espanha). Exerceu a função de Coordenador do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Foi membro do Conselho Editorial da Edufal( Editora da Universidade Federal de Alagoas). Atualmente é PROFESSOR e PESQUISADOR DO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DO PPGE/CEDU/UFAL; Membro do CONSELHO EDITORIAL da Revista Eletrônica - COGNITIO da PUC SÃO PAULO; Membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral. Membro do Corpo Editorial da Revista Filosofia e Educação da UNICAMP. Tem interesse pelas seguintes Linhas de Pesquisa: 1) ÁREA DA EDUCAÇÃO: JUVENTUDES, PRIVAÇÃO, SOFRIMENTO; EDUCAÇÃO ESCOLAR E SABERES BIOGRÁFICOS; EDUCAÇÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL; 2) ÁREA DA FILOSOFIA: TEORIA CRÍTICA; FENOMENOLOGIA; EPISTEMOLOGIAS; HERMENÊUTICA, BIOÉTICA. ÁREA DA TEOLOGIA/CIÊNCIAS DA RELIGIÃO - ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA; ECUMENISMO/DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO; PNEUMATOLOGIA; FILOSOFIA DA RELIGIÃO.

  • Emerson Silva de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

    Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Alagoas(2012), especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá(2012) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Técnica Federal de Alagoas(1993).

Referências

ADORNO, Theodor W. Dialéctica negativa. Versão castellhana de José María Ripalda. Madrid: Taurus Ediciones, S.A, 1986.

ADORNO, Theodor W. Aspectos do novo radicalismo de direita. Tradução: Felipe Catalani. São Paulo: Unesp, 2020.

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução: MAAR, Wolfgang Leo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, Theodor & HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: Fragmentos filosóficos. Tradução: Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

BRANCO, Emerson Pereira; BRANCO, Alessandra Batista de Godoi; IWASSE, Lílian Fávero Alegrâncio; ZANATTA, Shalimar Calegari. Uma visão crítica sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular em consonância com a reforma do ensino médio. Revista eletrônica Debates em Educação, v. 10, n. 21, maio/ago. 2018.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação básica 2020: resumo técnico [recurso eletrônico]. Brasília: Inep, 2021.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico. Brasília, 2020.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico: Censo da Educação Básica 2018. Brasília, 2019.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico: Censo da Educação Básica 2017 [recurso eletrônico]. Brasília, 2019.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2016. Notas estatísticas. Brasília, 2017.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar 2015, Notas Estatísticas.

Brasil. Instituto Nacional de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Desafios modernos para a educação básica. Texto para discussão, n. 218.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base, 2017.

CORREIA, Fábio Caires. Theodor Adorno e o problema da (semi)formação. Kínesis, v. VIII, n. 16, jul. 2016, p. 110-126.

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

GLOBO, Editora. O livro da filosofia. Tradução: KIM, Douglas. 1. ed. São Paulo: Globo Livros, 2016.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Indicadores de fluxo escolar apontam queda na evasão para o ensino fundamental e médio. Indicadores de fluxo escolar apontam queda na evasão para ensino fundamental e médio - Artigo – INEP. Acesso em: 11 set. 2021.

JAY, Martin. As ideias de Adorno. Tradução: SOBRAL, Adail Ubirajara. São Paulo: Cultrix: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

KLEIMAN, Paul. Tudo o que você precisa saber sobre filosofia: de Platão e Sócrates, de ética e metafísica até as ideias que ainda transformaram o mundo, o livro essencial sobre o pensamento humano. Tradução: Cristina Sant’Anna. São Paulo. Editora Gente, 2014.

LIMA, B. D. T. DE C.; SANTOS, E. A. C. Em rota de colisão: Adorno, Marcuse e os Movimentos Estudantis. Ideias, v. 7, n. 2, p. 37-58, 9 mar. 2017.

MAAR, Wolfgan Leo. Adorno, semiformação e educação. Educ. Soc. Campinas, v. 24, n. 83, p. 459-476; ago./2003.

MANFRÉ, Ademir Henrique. (Semi)formação, BNCC e escolarização: qual é a base para a educação? Educação por escrito, v. 12, n. 1, p. 1-11, jan./dez. 2021. Porto Alegre. Disponível em:

https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/33173/27075. Acesso em: 03 dez. 2021.

MENEZES, Anderson de Alencar. Teoria crítica e educação: uma leitura a partir de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. 2009. 227 f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação). Universidade do Porto, 2009.

PUCCI, Bruno; RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton; ZUIN, Antônio Álvaro Soares. ADORNO: O poder educativo do pensamento crítico. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

ORTEGA, André. R.; HOLLERBACH, Joana. D. G. Os discursos oficiais sobre as leis 5.692/71 e 13.415/17: a defesa de uma educação a serviço do capital. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 11, n. 2, e31592, 3 nov. 2020. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.31592.

PUCCI, Bruno; ZUIN, Antônio Álvaro Soares & LASTÓRIA, Calmon Nabuco (orgs). Teoria Crítica e Inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010.

SAFATLE, Vladimir. Dar corpo ao impossível: O sentido da dialética a partir de Theodor Adorno. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

VERRI, Diego dos Santos & LUFT, Heidi Maria. O percurso histórico das principais reformas educacionais no Brasil. XXIII Jornada de Pesquisa. Ciências Humanas. Salão do Conhecimento. Unijuí, 2018.

Downloads

Publicado

2023-09-28

Edição

Seção

Artigos Temática Livre

Como Citar

MENEZES, Anderson de Alencar; OLIVEIRA, Emerson Silva de. Theodor Adorno e a Educação Contra a Barbárie: faces e interfaces. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 23, n. 3, p. 191–207, 2023. DOI: 10.25247/P1982-999X.2023.v23n3.p191-207. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2286.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

31-40 de 42

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.