RECEPÇÃO, CRÍTICA E APROPRIAÇÃO DA METAFÍSICA NA CIÊNCIA DA LÓGICA DE HEGEL
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2014.v1n2.p219-234Resumo
É quase um lugar comum na Hegel-Forschung a pressuposição de que a Ciência da Lógica, doravante apenas CL, ocupa na economia do hegelianismo o lugar que na tradição filosófica fora destinado a Metafísica. A Ciência da Lógica seria assim o coração e núcleo de força de todo o sistema, e esta a ela em alguma medida sempre lhe faria referência. Todavia, tal pressuposição ensejou nos destinos da recepção, apropriação e compreensão da Ciência da Lógica e da sua relação com a metafísica a possibilidade de duas vias de leituras: (i) uma primeira via de leitura, permitiria a conclusão acerca do fim da metafísica e a abertura para os contextos pós-metafísicos e uma segunda (ii) que promove, numa inversio, uma leitura metafísica da CL, negando a ruptura da CL com a tradição metafísica e apontando suas linhas de continuidades, especificamente na ideia hegeliana de que a CL apresenta a autoexplicitação da substância enquanto sujeito. A tese que se defenderá no presente texto é de que Hegel elaborou uma inédita transformação do conceito de metafísica, assumindo seus pressupostos tal como desenvolvidos na tradição filosófica de ser a metafísica uma doutrina dos primeiros princípios, uma teoria do Ser, uma teodicéia e mesmo, como para Kant, uma teoria do conhecimento. Hegel apresenta a Ciência da Lógica como a resposta hegeliana a este nova exigência acerca do discurso metafísico. Espera-se, ao termo, contribuir para um melhor esclarecimento deste que é um dos temas centrais do hegelianismo, a relação entre lógica e metafísica e a recepção e crítica da metafísica tradicional em Hegel.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.