A Teoria da Criação, segundo Santo Agostinho
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2007.v7n1.p7-26Palabras clave:
Santo Agostinho, filosofia da natureza, cosmologiaResumen
É sabido que Santo Agostinho outrora foi adepto do Maniqueísmo, assim como da corrente filosófica Neoplatônica e, por conseqüência, abraçou a Cosmologia de cada uma dessas duas linhas de pensamento. Após sua conversãoao Cristianismo, acolheu a tese da Criação ex nihilo, utilizando o livro Escriturístico do Gênesis, para dar fundamento revelacional, e a Filosofia Neoplatônica Plotiniana, para dar suporte filosófico à referida tese. Não foi Agostinho o primeiro a comentar sobre a Criação ex nihilo, mas foi o que melhor a fundamentou filosoficamente, assim como seus desdobramentos, e fez isso ao longo de seu embate antimaniqueu, principalmente nas obras que produziu durante o retiro filosófico de Cassiacíaco. Apesar de fazer uso de vários princípios da filosofia Neoplatônica, afastou-se e os refutou-os quando esses conflitavam
com a Revelação Bíblica.
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