Filosofia, literatura e meditação para crianças: uma proposta voltada para o desenvolvimento da consciência crítica e do gerenciamento emocional
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n3.p152-171Palabras clave:
criatividade, crítica filosófica, educação, inteligência emocionalResumen
Este trabalho busca argumentar em favor de um programa interdisciplinar, que pode ser denominado de “Oficinas de Filosofia, Literatura e Meditação para crianças”, como um componente complementar na formação educacional das crianças. Com efeito, a adesão a esse componente propende a uma tentativa de melhorar a formação educacional, abrangendo tanto o âmbito intelectual quanto o emocional dos discentes. Sabendo-se que a Filosofia é uma área de conhecimento que se faz essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e sabendo-se que a Literatura, filosófica ou não, é uma das vias que nos aporta a novas possibilidades reflexivas, então a junção dessas duas disciplinas oferece um terreno fertilíssimo de desenvolvimento intelectual. Mas, diante das nuances que perpassam a formação do ser humano, não se pode atribuir menor atenção ao desenvolvimento emocional. Dessa forma, ressalta-se a importância da utilização da meditação para que se possa desenvolver algumas competências tais como: o aumento da atenção e da consciência atentiva, a capacidade de compreender e gerenciar as emoções, desenvolvimento das competências relacionais, entre outras. Diante disso, pretende-se argumentar que essas oficinas têm muito a contribuir para o aprimoramento humano em sua formação educacional.
Descargas
Referencias
BRENIFIER, Oscar. The practice of philosophy with children. 2015.
CARNEIRO, Thomas. Filosofia com crianças. Disponível em: https://filosofiacritica.wordpress.com/o-que-e-a-filosofia-com-criancas/. Acesso em: 4 fev. 2018.
COSERU, Christian. Mind in Indian Buddhist Philosophy, The stanford encyclopedia of philosophy. Spring 2017 Edition. Edward N. Zalta (ed.). Disponível em: https://plato.stanford.edu/archives/spr2017/entries/mind-indian-buddhism/. Acesso em: 27 dez. 2023.
DE PAIVA, Natália Moraes Nolêto; COSTA, J. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça. Psicologia. pt, v. 1, p. 1-13, 2015.
DINIS, Carlos M.S.J. O que é a filosofia para crianças: programa de Matthew Lipman. Dissertação de Mestrado. Covilhã. 2011. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/1319/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Carlos%20Dinis.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 19. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia: Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. Tradução: Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
GUEGUEN, C. Pour une enfance heureuse. Robert Laffont: 2014.
HEDAYATI, Mehrnoosh, GHAEDI, Yahya. Effects of the philosophy for children program through the community of inquiry method on the improvement of interpersonal relationship skills in primary school students. Childhood & Philosophy [enlinea]. 2009, 5(9), 199-217ISSN: 2525-5061. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=512051710004. Acesso em: 15 maio 2023.
HORNE, Z., POWELL, D., How Large Is the Role of Emotion in Judgments of Moral Dilemmas? PLoS ONE 11(7): e0154780. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0154780. Acesso em: 4 dez. 2023.
KARTIKA, Imelda Rahmayunia et al. Meditative Therapy in Reducing Anxiety as a Complementary Therapy: a Trend and Knowledge on Adolescent. INDONESIAN NURSING JOURNAL OF EDUCATION AND CLINIC (INJEC), v. 8, n. 1, 2023.
KUNSCH, Clarice Krohling. Excesso de atividades, consumo e superproteção: possíveis fatores de tédio em crianças. Veras, v. 4, n. 1, p. 99-115, 2014.
LELAND, Matt. Mindfulness and student success. Journal of Adult Education, v. 44, n. 1, p. 19-24, 2015.
LENOIR, François. Philosopher et Méditer avec les enfants. Albin Michel: 2016.
LIPMAN, Mathew. A filosofia vai à escola. Tradução: Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lucia Maria Silva Kremer. São Paulo: Summus, 1990.
LIPMAN, Mathew. O Pensar na educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
LIPMAN, Mathew, SHARP, Ann Margareth, OSCANYAN, Frederick S. Filosofia na sala de aula. Tradução e adaptação de Ana Luiza Fernandes Falcone. 2. ed. São Paulo: Nova Alexandria, 2014.
LO, H. H. M. et al. The Effect of a Family-Based Mindfulness Intervention on Children with Attention Deficit and Hyperactivity Symptoms and Their Parents: Design and Rationale for a Randomized, Controlled Clinical Trial (Study Protocol). BMC Psychiatry 16 (2016): 65. PMC. Web. 26 June 2017.
PACHECO, Marina Buzin; ANDREIS, Greice da Silva Lorenzzetti. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Revista Principia, João Pessoa, v. 38, p. 105-119, 2018.
PARKER, Alison E. et al. The impact of mindfulness education on elementary school students: Evaluation of the Master Mind program. Advances in School Mental Health Promotion, v. 7, n. 3, p. 184-204, 2014.
PRITCHARD, M. Philosophy for Children. The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Spring 2017 Edition. Edward N. Zalta (ed.). Disponível em: <https://plato.stanford.edu/archives/spr2017/entries/children/>. Acesso em: 28 dez. 2023.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução: Lílian do Valle. 3. ed. 4. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
ROESER, Robert W. Mindfulness in students’ motivation and learning in school. Handbook on motivation at school, p. 385-407, 2016.
SCHULTZ, David et al. Emotion knowledge in economically disadvantaged children: Self-regulatory antecedents and relations to social difficulties and withdrawal. Development and psychopathology, v. 13, n. 1, p. 53-67, 2001.
SNEL, E. Sitting still like a frog: mindfulness exercises for kids (and their parents). Boston: Shambala Publication, 2013.
SUÁREZ-GARCÍA, Zara et al. The effect of a mindfulness-based intervention on attention, self-control, and aggressiveness in primary school pupils. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 7, p. 2447, 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Eugênia Ribeiro Teles, Gilmara Coutinho Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato para cualquier propósito, incluso comercialmente.
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
- La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada , brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios . Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.
Avisos:
No tiene que cumplir con la licencia para elementos del materiale en el dominio público o cuando su uso esté permitido por una excepción o limitación aplicable.
No se dan garantías. La licencia podría no darle todos los permisos que necesita para el uso que tenga previsto. Por ejemplo, otros derechos como publicidad, privacidad, o derechos morales pueden limitar la forma en que utilice el material.