Filosofia, literatura e meditação para crianças: uma proposta voltada para o desenvolvimento da consciência crítica e do gerenciamento emocional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n3.p152-171

Palavras-chave:

criatividade, crítica filosófica, educação, inteligência emocional

Resumo

Este trabalho busca argumentar em favor de um programa interdisciplinar, que pode ser denominado de “Oficinas de Filosofia, Literatura e Meditação para crianças”, como um componente complementar na formação educacional das crianças. Com efeito, a adesão a esse componente propende a uma tentativa de melhorar a formação educacional, abrangendo tanto o âmbito intelectual quanto o emocional dos discentes. Sabendo-se que a Filosofia é uma área de conhecimento que se faz essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e sabendo-se que a Literatura, filosófica ou não, é uma das vias que nos aporta a novas possibilidades reflexivas, então a junção dessas duas disciplinas oferece um terreno fertilíssimo de desenvolvimento intelectual. Mas, diante das nuances que perpassam a formação do ser humano, não se pode atribuir menor atenção ao desenvolvimento emocional. Dessa forma, ressalta-se a importância da utilização da meditação para que se possa desenvolver algumas competências tais como: o aumento da atenção e da consciência atentiva, a capacidade de compreender e gerenciar as emoções, desenvolvimento das competências relacionais, entre outras. Diante disso, pretende-se argumentar que essas oficinas têm muito a contribuir para o aprimoramento humano em sua formação educacional.

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Biografia do Autor

  • Eugênia Ribeiro Teles, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

    Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (Campus Cariri). Mestrado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorado em Filosofia pelo PIDFIL/UFRN-UFPB-UFPE. Pós-doutorado pela Universidade Estadual da Paraíba (PPGLI-UEPB). Professora de Filosofia na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Desenvolve pesquisas nas áreas de Ética, Filosofia da Educação e Filosofia da Linguagem.

  • Gilmara Coutinho Pereira, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

    Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). (2009). Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual da Paraíba (UFPB).  Doutorado em Filosofia pelo PIDFIL/UFRN-UFPB-UFPE. Professora de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Desenvolve pesquisas nas áreas de Ética, Ensino de Filosofia e Filosofia Moderna.

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Publicado

2024-10-01

Edição

Seção

Artigos Temática Livre

Como Citar

TELES, Eugênia Ribeiro; PEREIRA, Gilmara Coutinho. Filosofia, literatura e meditação para crianças: uma proposta voltada para o desenvolvimento da consciência crítica e do gerenciamento emocional. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 24, n. 3, p. 152–171, 2024. DOI: 10.25247/P1982-999X.2024.v24n3.p152-171. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2548.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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