Filosofia, literatura e meditação para crianças: uma proposta voltada para o desenvolvimento da consciência crítica e do gerenciamento emocional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n3.p152-171

Palavras-chave:

criatividade, crítica filosófica, educação, inteligência emocional

Resumo

Este trabalho busca argumentar em favor de um programa interdisciplinar, que pode ser denominado de “Oficinas de Filosofia, Literatura e Meditação para crianças”, como um componente complementar na formação educacional das crianças. Com efeito, a adesão a esse componente propende a uma tentativa de melhorar a formação educacional, abrangendo tanto o âmbito intelectual quanto o emocional dos discentes. Sabendo-se que a Filosofia é uma área de conhecimento que se faz essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e sabendo-se que a Literatura, filosófica ou não, é uma das vias que nos aporta a novas possibilidades reflexivas, então a junção dessas duas disciplinas oferece um terreno fertilíssimo de desenvolvimento intelectual. Mas, diante das nuances que perpassam a formação do ser humano, não se pode atribuir menor atenção ao desenvolvimento emocional. Dessa forma, ressalta-se a importância da utilização da meditação para que se possa desenvolver algumas competências tais como: o aumento da atenção e da consciência atentiva, a capacidade de compreender e gerenciar as emoções, desenvolvimento das competências relacionais, entre outras. Diante disso, pretende-se argumentar que essas oficinas têm muito a contribuir para o aprimoramento humano em sua formação educacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eugênia Ribeiro Teles, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

    Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (Campus Cariri). Mestrado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorado em Filosofia pelo PIDFIL/UFRN-UFPB-UFPE. Pós-doutorado pela Universidade Estadual da Paraíba (PPGLI-UEPB). Professora de Filosofia na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Desenvolve pesquisas nas áreas de Ética, Filosofia da Educação e Filosofia da Linguagem.

  • Gilmara Coutinho Pereira, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

    Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). (2009). Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual da Paraíba (UFPB).  Doutorado em Filosofia pelo PIDFIL/UFRN-UFPB-UFPE. Professora de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Desenvolve pesquisas nas áreas de Ética, Ensino de Filosofia e Filosofia Moderna.

Referências

BRENIFIER, Oscar. The practice of philosophy with children. 2015.

CARNEIRO, Thomas. Filosofia com crianças. Disponível em: https://filosofiacritica.wordpress.com/o-que-e-a-filosofia-com-criancas/. Acesso em: 4 fev. 2018.

COSERU, Christian. Mind in Indian Buddhist Philosophy, The stanford encyclopedia of philosophy. Spring 2017 Edition. Edward N. Zalta (ed.). Disponível em: https://plato.stanford.edu/archives/spr2017/entries/mind-indian-buddhism/. Acesso em: 27 dez. 2023.

DE PAIVA, Natália Moraes Nolêto; COSTA, J. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça. Psicologia. pt, v. 1, p. 1-13, 2015.

DINIS, Carlos M.S.J. O que é a filosofia para crianças: programa de Matthew Lipman. Dissertação de Mestrado. Covilhã. 2011. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/1319/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Carlos%20Dinis.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 19. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia: Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. Tradução: Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

GUEGUEN, C. Pour une enfance heureuse. Robert Laffont: 2014.

HEDAYATI, Mehrnoosh, GHAEDI, Yahya. Effects of the philosophy for children program through the community of inquiry method on the improvement of interpersonal relationship skills in primary school students. Childhood & Philosophy [enlinea]. 2009, 5(9), 199-217ISSN: 2525-5061. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=512051710004. Acesso em: 15 maio 2023.

HORNE, Z., POWELL, D., How Large Is the Role of Emotion in Judgments of Moral Dilemmas? PLoS ONE 11(7): e0154780. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0154780. Acesso em: 4 dez. 2023.

KARTIKA, Imelda Rahmayunia et al. Meditative Therapy in Reducing Anxiety as a Complementary Therapy: a Trend and Knowledge on Adolescent. INDONESIAN NURSING JOURNAL OF EDUCATION AND CLINIC (INJEC), v. 8, n. 1, 2023.

KUNSCH, Clarice Krohling. Excesso de atividades, consumo e superproteção: possíveis fatores de tédio em crianças. Veras, v. 4, n. 1, p. 99-115, 2014.

LELAND, Matt. Mindfulness and student success. Journal of Adult Education, v. 44, n. 1, p. 19-24, 2015.

LENOIR, François. Philosopher et Méditer avec les enfants. Albin Michel: 2016.

LIPMAN, Mathew. A filosofia vai à escola. Tradução: Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lucia Maria Silva Kremer. São Paulo: Summus, 1990.

LIPMAN, Mathew. O Pensar na educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

LIPMAN, Mathew, SHARP, Ann Margareth, OSCANYAN, Frederick S. Filosofia na sala de aula. Tradução e adaptação de Ana Luiza Fernandes Falcone. 2. ed. São Paulo: Nova Alexandria, 2014.

LO, H. H. M. et al. The Effect of a Family-Based Mindfulness Intervention on Children with Attention Deficit and Hyperactivity Symptoms and Their Parents: Design and Rationale for a Randomized, Controlled Clinical Trial (Study Protocol). BMC Psychiatry 16 (2016): 65. PMC. Web. 26 June 2017.

PACHECO, Marina Buzin; ANDREIS, Greice da Silva Lorenzzetti. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Revista Principia, João Pessoa, v. 38, p. 105-119, 2018.

PARKER, Alison E. et al. The impact of mindfulness education on elementary school students: Evaluation of the Master Mind program. Advances in School Mental Health Promotion, v. 7, n. 3, p. 184-204, 2014.

PRITCHARD, M. Philosophy for Children. The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Spring 2017 Edition. Edward N. Zalta (ed.). Disponível em: <https://plato.stanford.edu/archives/spr2017/entries/children/>. Acesso em: 28 dez. 2023.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução: Lílian do Valle. 3. ed. 4. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

ROESER, Robert W. Mindfulness in students’ motivation and learning in school. Handbook on motivation at school, p. 385-407, 2016.

SCHULTZ, David et al. Emotion knowledge in economically disadvantaged children: Self-regulatory antecedents and relations to social difficulties and withdrawal. Development and psychopathology, v. 13, n. 1, p. 53-67, 2001.

SNEL, E. Sitting still like a frog: mindfulness exercises for kids (and their parents). Boston: Shambala Publication, 2013.

SUÁREZ-GARCÍA, Zara et al. The effect of a mindfulness-based intervention on attention, self-control, and aggressiveness in primary school pupils. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 7, p. 2447, 2020.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Edição

Seção

Artigos Temática Livre

Como Citar

TELES, Eugênia Ribeiro; PEREIRA, Gilmara Coutinho. Filosofia, literatura e meditação para crianças: uma proposta voltada para o desenvolvimento da consciência crítica e do gerenciamento emocional. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 24, n. 3, p. 152–171, 2024. DOI: 10.25247/P1982-999X.2024.v24n3.p152-171. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2548.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 143

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.