Teoria crítica da tecnologia: uma reflexão a partir das contribuições de Andrew Feenberg

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n3.p184-196

Palabras clave:

tecnologias digitais, eixos teóricos, significados, concepção democrática

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar formas de compreender tecnologias a partir da teoria crítica de Andrew Feenberg. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo bibliográfico que aborda os fundamentos do instrumentalismo, determinismo e substantivismo, bem como as influências que contribuíram para a formulação da teoria crítica da tecnologia. Conclui-se que tecnologias podem ser compreendidas como neutras, inevitáveis, fiéis às regras da eficiência, autônomas e capazes de incorporar valores substanciais. A teoria crítica da tecnologia acrescenta que elas podem ser consideradas resultado do conhecimento técnico dos especialistas envolvidos no projeto tecnológico somado às experiências dos seus usuários. A concepção democrática da tecnologia emerge dessa compreensão, como um caminho para que usuários possam influenciar o projeto tecnológico, de forma a representar interesses diversos e contextos distintos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Luciana de Lima Dusi, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

    Professora adjunta na Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Departamento de Finanças e Controladoria. Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá – RJ. Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá – RJ. Especialização Lato Sensu em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – RJ. Graduação em Ciências Contábeis pela FCCAMS - JF.

Referencias

DUSEK, V. Filosofia da tecnologia. São Paulo: Loyola, 2009.

FEENBERG, Andrew. Questioning technology. London and New York: Routledge, 1999.

FEENBERG, Andrew. Tecnologia, modernidade e democracia. Lisboa: Inovatec, 2018.

FEENBERG, Andrew. Transforming technology: a critical theory revisited. New York: Oxford University Press, 2002.

MARCUSE, H. One-dimensional man: studies in the ideology of advanced industrial society. London and New York: Routledge & Kegan Paul, 1964.

NYE, D. E. Technology matters: questions to live with, Cambridge: The MIT Press, 2006.

SANTAELLA, L. Comunicação ubígua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2014.

SELWYN, N. Education and technology: key issues and debates. New York: Continuum International Publishing Group, 2011b.

SELWYN, N. Um panorama dos estudos críticos em educação e tecnologias digitais. In: ROCHA, C. H.; EL KADRI, M. S; WINDLE, J. A. (org.). Diálogos sobre tecnologia educacional: educação, linguística, mobilidade e práticas translíngues. São Paulo: Pontes, 2017, p. 15-40. Disponível em: https://osf.io/preprints/socarxiv/5pu3x/. Acesso em: 10 set. 2018.

Publicado

2024-10-01

Número

Sección

Artigos Temática Livre

Cómo citar

DE LIMA DUSI, Luciana. Teoria crítica da tecnologia: uma reflexão a partir das contribuições de Andrew Feenberg. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 24, n. 3, p. 184–196, 2024. DOI: 10.25247/P1982-999X.2024.v24n3.p184-196. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2453.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

11-20 de 66

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.