A relação entre satisfação e interesse relacionado ao juízo estético na Crítica da Faculdade de Julgar de Immanuel Kant
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n1.p48-63Palabras clave:
Immanuel Kant, estética, juízo estético, juízo de gosto, satisfação e interesseResumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma leitura dos primeiros parágrafos da Analítica da Faculdade de Julgar Estética, de Immanuel Kant, e sua conceitualização acerca do belo, agradável e bom, bem como a relação que há entre satisfação e interesse no juízo de gosto. Sua motivação é devida à relevância filosófica que tanto o autor como o tema representam no marco da renovação filosófica de sua época e na atualidade. Com esse intuito central, este trabalho busca expor, de forma explicativa, todo encadeamento lógico do pensamento kantiano proposto. A exposição do conteúdo se deu a partir de uma análise hermenêutica da obra Crítica da Faculdade de Julgar. Como resultado da pesquisa, observou-se o excelente encadeamento lógico na argumentação do autor, defendendo o pensamento acerca do juízo de gosto e um exímio trabalho de conceitualização no tocante ao belo, agradável e bom. Esta pesquisa conclui-se revelando que muitas das relações estéticas presentes podem estar associadas tanto à faculdade de julgar quanto ao sentimento desenvolvido entre objeto e sujeito, possibilitando, assim, o avanço da pesquisa para um tema mais abrangente.
Descargas
Referencias
BRAGA, Eduardo Cardoso. As características do julgamento acerca do belo segundo Kant. Disponível em: http://www.edubraga.pro.br/estetica-aesthetics/as-caracteristicas-do-julgamento-acerca-do-belo-segundo-kant/. Acesso em: 29 out. 2020.
DAMASCENO, Julie Christie. A estética kantiana: o belo, o sublime e a arte. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/18840-Texto%20do%20artigo-95302-1-10-20160329.PDF. Acesso em: 5 nov. 2020.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade de julgar. Tradução: Fernando Costa Mattos. Petrópolis: Vozes, 2016.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade de julgar. Tradução: Fernando Costa Mattos. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2016.
PERES, Daniel Tourinho. Juízo estético, juízo político e imaginação em Kant. Disponível em: https://blog.ufba.br/kant/files/2010/02/Ju%C3%ADzo-Est%C3%A9tico-Ju%C3%ADzo-Pol%C3%ADtico-e-Imagina%C3%A7%C3%A3o-em-Kant.pdf. Acesso em: 15 out. 2020.
SANTOS, Rone E. Sobre o lugar do juízo de gosto na estética kantiana. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/existenciaearte/Edicoes/3_Edicao/Rone%20E%20Santos%20FILOSOFIA.pdf . Acesso em: 3 nov. 2020.
SANTOS, Leonel Ribeiro. A concepção kantiana da experiência estética: novidades, tensões e equilíbrios. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/trans/v33n2/v33n2a04.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.
SENA, Carolina Miranda. Filosofia da arte e teoria estética: um debate entre Hegel em Kant. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/9325-Texto%20do%20artigo-30336-1-10-20191016.pdf. Acessado em: 28 dez.2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ítalo Rafael França Rio Tinto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato para cualquier propósito, incluso comercialmente.
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
- La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada , brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios . Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.
Avisos:
No tiene que cumplir con la licencia para elementos del materiale en el dominio público o cuando su uso esté permitido por una excepción o limitación aplicable.
No se dan garantías. La licencia podría no darle todos los permisos que necesita para el uso que tenga previsto. Por ejemplo, otros derechos como publicidad, privacidad, o derechos morales pueden limitar la forma en que utilice el material.