Ciência, verdade, objetividade e educação
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n1.p18-35Palabras clave:
Estatuto Científico, Filosofia da Ciência, Ciências da EducaçãoResumen
O presente artigo visa trazer à tona elementos importantes para a compreensão do sentido de Ciência e suas relações com as Ciências Humanas e a Educação em particular. Buscou-se constituí-lo sob o suporte dialético, com referências polissêmicas, contudo, sem incorrer em ecletismo. Está organizado em duas partes, uma que trata de forma mais abrangente o conceito de Ciência. Percorre de forma sintética a história da constituição das Ciências e seus processos de diferenciação da Filosofia, que resultou em estatutos relativamente autônomos. Os conceitos de Verdade e Objetividade são analisados para subsidiar a construção do sentido exposto para Ciência (s). A questão específica de estatuto científico para a Educação e suas implicações compõe a segunda metade do artigo, buscando-se trazer elementos que demonstram a constituição científica da disciplina acadêmica.
Descargas
Referencias
BERGER, P. LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 2004.
BOURDIEU, P. Uma introdução à sociologia reflexiva. In: Bourdieu, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BOURDIEU, P. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, 2004.
BOURDIEU, P. Homo academicus. Florianópolis: Editora UFSC, 2013.
BUNGE, M. Caçando a realidade. São Paulo: Perspectiva, 2010.
COSTA, N. O conhecimento científico. São Paulo: Discurso Editorial, 1997.
DIAS DE CARVALHO, A. Epistemologia das ciências da educação. Porto: Afrontamento, 1996.
EINSTEIN, A. Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. Campinas: Papirus, 2003.
GRENFELL, M. (org.) Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais: Petrópolis: Vozes: 2018.
HARTOG, F. Chronos: L’occident aux prises avec le temps. Paris: Gallimard, 2020.
LECOINTRE, P. Compreender el materialismo a través de su história. In: CHARBONNAT, P. Historia de las filosofías materialistas. Espanha: Biblioteca Buridán, 2007.
LEFEBVRE, H. Teoria do conhecimento – Capítulo I. Lógica formal/Lógica dialética. Rio De Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. p. 49-89.
LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Unicamp, 1990.
MINARI, M. de L. Ativismo Quântico. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 6, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6331. Acesso em: 21 set. 2022.
PRIGOGINE, I. Carta para as Futuras Gerações. In: Carvalho, E. de A.; Almeida M. da C. Ciência, razão e paixão / Ilya Prigogine. São Paulo: Livraria da Física, 2009.
SEVERO, J. L. R. de L.; PIMENTA, S. G. Formação em pedagogia na América Latina: apontamentos sobre Argentina, Brasil, Colômbia e México. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 9, n. 00, p. e023033, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8670012. Acesso em: 12 jan. 2024.
SILVA, M. A. A. da; FERREIRA, L. G. A Pedagogia como Ciência da Educação: Reflexões Epistemológicas e Contribuições na Formação Docente. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 32–51, 2021.Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25741. Acesso em: 4 out. 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Gislaine Marli da Rosa Kalinowski, Armindo Quillici Neto, Gilberto Augusto de Oliveira Brito
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato para cualquier propósito, incluso comercialmente.
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
- La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada , brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios . Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.
Avisos:
No tiene que cumplir con la licencia para elementos del materiale en el dominio público o cuando su uso esté permitido por una excepción o limitación aplicable.
No se dan garantías. La licencia podría no darle todos los permisos que necesita para el uso que tenga previsto. Por ejemplo, otros derechos como publicidad, privacidad, o derechos morales pueden limitar la forma en que utilice el material.