François Ost e o Direito como “Império do Terceiro”
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2025.v25n2.p116-121Palavras-chave:
filosofia do direito, teoria do direito, direitoResumo
A obra Le droit ou l’empire du tiers, de François Ost, propõe uma teoria inovadora do direito centrada na figura do “terceiro” como mediador essencial das relações sociais. Ost argumenta que o direito não se reduz a normas ou procedimentos, mas reside na institucionalização da mediação, transformando relações binárias em estruturas trianguladas. Utilizando uma abordagem interdisciplinar e uma metáfora teatral, o autor analisa como o direito se distingue da violência e do amor, oferecendo uma via de universalização e contenção das paixões. A resenha de Orlando Villas Bôas Filho destaca a relevância da obra para contextos de crise institucional, reforçando sua atualidade e profundidade teórica.
Downloads
Referências
MATTEI, Ugo; NADER, Laura. Plunder: when de rule of law is illegal. Oxford: Blackwell Publishing, 2008.
OST, François. Le droit ou l’empire du tiers. Paris: Dalloz, 2021.
ROULAND, Norbert. Anthropologie juridique. Paris: Presses Universitaires de France, 1988.
SANTORO, Emilio. Diritto e diritti: lo stato di diritto nell’era della globalizzazione. Torino: G. Giappichelli Editore, 2008.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Orlando Villas Bôas Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.














