Uberização da profissão docente na educação à distância

desafios e precarização do trabalho dos tutores atuantes na universidade aberta do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2025.v25n2.p71-97

Palavras-chave:

trabalho docente, tutor, educação à distância, uberização

Resumo

Este estudo pretende analisar os desafios do exercício da profissão docente na Educação a Distância (EaD) dos tutores da Universidade Aberta do Brasil nas Instituições de Ensino Superior públicas. Desse modo, tem como objetivo geral evidenciar se houve precarização e uberização do trabalho dos tutores na EaD, particularmente em relação ao pagamento de bolsas. Assim, elencamos a seguinte pergunta de pesquisa: houve precarização e uberização do trabalho dos professores/tutores a partir do pagamento de bolsas ao invés de salários? Para a consecução do objetivo e resposta a esse questionamento, se faz mister detalhar que a metodologia utilizada na pesquisa é qualitativa e, quanto à natureza das fontes, é bibliográfica. A pesquisa evidenciou a falta de prioridade dada à educação a distância nas políticas públicas, além de orçamento limitado destinado a CAPES e a falta de valorização salarial do tutor. Esses fatores evidenciam a falta de uma estratégia clara para a EAD. A pesquisa concluiu que a uberização da profissão dos tutores na EaD, nas IES públicas, resultou em significativa precarização do trabalho, especificando por baixas remunerações, falta de vínculo empregatício e benefícios, sobrecarga de trabalho e falta de reconhecimento, comprometendo a qualidade do trabalho dos tutores.

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Biografia do Autor

  • Flávia Junia Justino Pacheco Garcia, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (UFTM, Uberaba, Minas Gerais

    Possui graduação em Tecnologia em Desenvolvimento Social pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica (2007) e graduação em Letras Português/Inglês - Faculdades Associadas de Uberaba (2012). Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2013). Pós-Graduação em Supervisão e Inspeção pela UNIASSELVI e Pós-Graduação em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Atualmente está cursando o Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFTM. Trabalhou como Assistente Técnico Educacional na Superintendência Regional de Uberaba de 2013 a 2014 e atualmente é Assistente Administrativo no Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em práticas de leitura e utilização das TICs em plataformas de ensino aprendizagem à distância.

  • Welisson Marques, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (UFTM, Uberaba, Minas Gerais

    Pós-doutor em Educação / Análise do Discurso pela Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Estudos Linguísticos e Mestre em Linguística - fomentado pela CAPES - pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/UFU) - Nota 6 Capes/MEC; Especialista em Metodologia do Ensino Aprendizagem em Língua Estrangeira - Língua Inglesa. Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade de Uberaba (2004-2007). É, também, Bacharel em Direito e Bacharel em Teologia, e advogado inscrito na OAB-MG. Professor e Pesquisador em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Atua como docente permanente e coordenador no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (PPGET/MPET/IFTM); no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT); e, também, na Graduação em Letras / Licenciatura Plena em Língua Portuguesa (IFTM/UAB-MEC).

  • Vicente Batista dos Santos Neto, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2019). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia(2004). Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (2001). Foi professor da rede municipal de ensino de Uberaba (1988-2009), da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (2003 a 2007), do Centro Universitário do Planalto de Araxá (2007 a 2010). Atuou entre 2015 a 2017 como professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro Campus Iturama. É professor de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) desde 2009. Foi Coordenador da Universidade Aberta do Brasil - UFTM, de 2016 a 2017, e do IFTM, de 2010 a 2013. 

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Publicado

2025-05-15 — Atualizado em 2025-05-15

Como Citar

GARCIA, Flávia Junia Justino Pacheco; MARQUES, Welisson; SANTOS NETO, Vicente Batista dos. Uberização da profissão docente na educação à distância: desafios e precarização do trabalho dos tutores atuantes na universidade aberta do Brasil. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 25, n. 2, p. 71–97, 2025. DOI: 10.25247/P1982-999X.2025.v25n2.p71-97. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/3141.. Acesso em: 5 dez. 2025.

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