Uberização da profissão docente na educação à distância
desafios e precarização do trabalho dos tutores atuantes na universidade aberta do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2025.v25n2.p71-97Palavras-chave:
trabalho docente, tutor, educação à distância, uberizaçãoResumo
Este estudo pretende analisar os desafios do exercício da profissão docente na Educação a Distância (EaD) dos tutores da Universidade Aberta do Brasil nas Instituições de Ensino Superior públicas. Desse modo, tem como objetivo geral evidenciar se houve precarização e uberização do trabalho dos tutores na EaD, particularmente em relação ao pagamento de bolsas. Assim, elencamos a seguinte pergunta de pesquisa: houve precarização e uberização do trabalho dos professores/tutores a partir do pagamento de bolsas ao invés de salários? Para a consecução do objetivo e resposta a esse questionamento, se faz mister detalhar que a metodologia utilizada na pesquisa é qualitativa e, quanto à natureza das fontes, é bibliográfica. A pesquisa evidenciou a falta de prioridade dada à educação a distância nas políticas públicas, além de orçamento limitado destinado a CAPES e a falta de valorização salarial do tutor. Esses fatores evidenciam a falta de uma estratégia clara para a EAD. A pesquisa concluiu que a uberização da profissão dos tutores na EaD, nas IES públicas, resultou em significativa precarização do trabalho, especificando por baixas remunerações, falta de vínculo empregatício e benefícios, sobrecarga de trabalho e falta de reconhecimento, comprometendo a qualidade do trabalho dos tutores.
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