Em Busca do Educador Parresiasta
Ético, Verdadeiro e Aletúrgico
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2021.v21n3.p198-218Palavras-chave:
Foucault, Parresía, Alerturgia, ÉticaResumo
o presente artigo versa, em forma de apontamentos, sobre as incursões de Michel Foucault a respeito do sujeito/educador parresiasta. Entendemos a parresía como o dizer a verdade com franqueza e que perpassar pelo “ultimo Foucault – aquele que pesquisou os modos de subjetivação e a ética pelos vieses da alerturgia que é o cuidado de si e as práticas de si. Observamos que as discursividades foucaultianas sobre o tema da parresía toca estreitamente numa teleologia do sujeito da moral, sendo o educador aquele que deve agir de acordo com tal expediente. Compreendendo através das leituras de Michel Foucault o que deve ser feito e o que deve ser evitado para não deixar de ser um sujeito parresiasta em sua concepção pragmática.
Downloads
Referências
ADORNO, F. P. A atividade intelectual: o modelo socrático. In.: “Foucault”: a coragem da verdade. F. Gros (Org). São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
ARISTÓTELES. “Retórica”. São Paulo: Rideel, 2007 (Coleção biblioteca clássica).
BRANDÃO, H. H. N. “Introdução à análise do discurso”. Campinas: Unicamp, 2007.
CASTRO, E. “Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores”. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
FOUCAULT, M. “A coragem da verdade” (O Governo de Si e dos Outros II). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011b.
FOUCAULT, M. “A ordem do discurso”: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24. ed. São Paulo: Loyola, 2011a.
FOUCAULT, M. Lacan: o “libertador da psicanálise”. In. “Ditos e Escritos 1”: Foucault: problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2014.
FOUCAULT, M. “O que é um autor? ” Trad. António F. Cascais e Eduardo Cordeiro. 6. ed. Lisboa: Nova Vega, 2006.
FREITAS, A. S. A parresía pedagógica de Foucault e a reativação da noção de cuidado de si. In.: BARBALHO, J. I. S (Org). “Foucault”: história, ética e subjetivação. Maceió: EDUFAL, 2015.
GROS, F. Introdução: a coragem da verdade. In.: GROS, F. (Org). “Foucault”: a coragem da verdade. São Paulo: Parábola, 2004
GROS, F. Sujet Moral et soi éthique chez Foucault. In.: FOUCAULT, M. ‘Subjectivité et Vérité’. Paris: Gallimard, 2014.
KOAN, W. “Sócrates e a educação”: o enigma da filosofia. São Paulo: Autêntica, 2011.
MACHADO. R. “Impressões de Michel Foucault”. São Paulo: N-1 Edições, 2017.
NOGUEIRA-RAMIREZ, C. E. N. Foucault profesor. “Revista Educación y Pedagogía”, n. 55, p. 131-149, 2009. Disponível em: <https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/9762.> Acesso em: 29 out. 2021.
PLATÃO. “Apologia de Sócrates”. Trad. Manuel de Oliveira Pulquério. Edições 70. Lisboa, 2009.
PRADEAU, J. F. O sujeito antigo de uma ética moderna. In.: “Foucault”: a coragem da verdade. F. Gros (Org). São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
REVEL, J. “Dicionário Foucault”. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2011.
SANTOS, G. S. “Da parresía à realidade”: pensando a constituição docente na educação matemática contemporânea. [s.d]. Disponível em Acesso em: 10 jan. de 2019.
SÓFOCLES. “Rei Édipo”. Trad. Flávio Ribeiro de Oliveira. São Paulo: Odysseus, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ágora Filosófica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.