Considerações Acerca do Ser (Ens) (Sein) em Aristóteles e Hegel: Um Diálogo Possível
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2020.v20n3.p149-178Palavras-chave:
Aristóteles. Hegel. Metafísica. Ser. Substância. Essência. Ser puro. Ser determinado. Ser infinito.Resumo
O artigo tece considerações sobre o ser em Aristóteles e Hegel, partindo de aspectos fundamentais da metafísica de ambos os autores, para encontrar pontos de convergência entre eles. Inicia com a apreciação da substância e da essência em Aristóteles. Na sequência, discorre acerca do ser enquanto qualidade, a primeira parte da Ciência da Lógica hegeliana, com os momentos de ser puro, ser determinado e ser infinito. Ao final, expõe que Hegel se apropria da divisão da realidade em categorias e enquanto fonte de conhecimento, bem como da potência aristotélica para o movimento dialético. Os métodos de abordagem são o dedutivo e o dialético. O método de procedimento é o comparativo. Por fim, o método de interpretação é o exegético.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Metafísica. 2 ed. São Paulo: Edipro, 2012.
ARISTÓTELES. Órganon. 2 ed. Tradução de Édson Bini. São Paulo: Edipro, 2016.
BROOK, Angus. Substance and the primary sense of being in Aristotle. [S.l]: Review of Metaphysics, v. 68, n. 3, p. 521-544, mar./2015.
DAVIS, Andrew. Hegel’s Idealism: the infinite as self relation. Illinois: History of Philosophy Quarterly, v. 29, n. 2, p. 177-194, abr.2012.
FERRARIN, Alfredo. Hegel and Aristotle. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
GILSON, Étienne. El ser y la esencia. Buenos Aires: Ediciones Desclée, 1965.
HEGEL, G. W. F. The Philosophy of Aristotle. [S.l]: The Journal of Speculative Philosophy, v. 5, n. 2, p. 180-192, abr./1871.
HEGEL, G. W. F. Ciência da Lógica: 1. A Doutrina do Ser. Tradução de Christian G. Iber et al. Petrópolis: Vozes, 2016.
NICOLAU, Marcos Fábio Alexandre. A Ciência da Lógica no sistema hegeliano. [S.l]: Kínesis, v. 2, n. 3, p. 144-156, abr.2010.
NOVAK, Michael. A Key to Aristotle’s ‘Substance’. [S.l]: Philosophy and Phenomenological Research, v.24, n. 1, p. 1-19, set./1963.
ROSENFIELD, Denis Lerrer. A Ciência da Lógica de Hegel como Filosofia primeira. [Pernambuco]: Ágora Filosófica, ano n 13, n. 1, p. 201-216, jan./jun. 2013.
TAYLOR, Charles. Hegel: sistema, método e estrutura. São Paulo: É Realizações, 2014.
WOHLFART, João Alberto. A lógica do ser de Hegel. Veritas, Porto Alegre, v. 62, n. 2, p. 467-475m mai./ago. 2017. Resenha da obra de HEGEL, G. W. F. Ciência da Lógica: 1. A doutrina do ser. Tradução de Christian Iber et al. Petrópolis: Vozes, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.