A Ética da Propriedade Privada Em Murray Rothbard
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2021.v21n1.p98-120Palavras-chave:
Murray Rothbard. Teoria da propriedade. Ética da liberdade. Anarcocapitalismo.Resumo
O presente artigo é a explicação do argumento de Murray Rothbard sobre as origens filosóficas da propriedade privada, tendo sido fundamentadas em várias ideias diferentes como 1) a aproximação à teoria política de John Locke; 2) uma defesa do jusracio-nalismo; 3) a defesa da liberdade. A filosofia de Rothbard é composta pela propriedade privada, pelo direito natu-ral, pela teoria predatória do Estado e pela sua visão anarcocapitalista. No entanto, para se entender a filosofia de Rothbard é fundamental discutir a ética da propriedade privada, pois esta ideia é fundamental no seu pensa-mento político. A metodologia utilizada foi a leitura direta de Murray Rothbard e de vários comentadores sobre diver-sos tópicos levantados por este autor.
Downloads
Referências
CASEY, Gerard, Fesar on Rothbard as a Philosopher, 8 de agosto de 2006, Disponível em https://www.mises.org/library/feser-rothbard-philosopher, Acesso em 19 de março de 2018.
COELHO, Jóni, Uma Crítica ao Estado em Murray Rothbard, Dissertação de Mestrado, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2014.
FESER, Edward, Rothbard as a philosopher, 25 de abril de 2006, Disponível em http://web.archive.org/web/20071014120247/rightreason.ektopos.com/archives/2006/04/rothbard_as_a_p.html, Acesso em 19 de março de 2018.
FESER, Edward, Rothbard revisited, 23 de agosto de 2009, Disponível em http://edwardfeser.blogspot.pt/2009/08/rothbard-revisited.html, Acesso em 19 de março de 2018.
GORDON, David, The essential of Rothbard, Ludwig von Mises Institute, Auburn, 2007.
HOPPE, Hans-Hermann, La idea de una sociedad de derecho privado, 14 de novembro de 2011, Disponível em http://www.miseshispano.org/2011/11/la-idea-de-una-sociedad-de-derecho-privado/, Acesso em 20 de setembro de 2016.
HOPPE, Hans-Hermann, Propriedade, causalidade e responsabilidade legal, 20 de junho de 2016, Disponível em http://rothbardbrasil.com/propriedade-causalidade-e-responsabilidade-legal/, Acesso em 17 de setembro de 2016.
MODUGNO, Roberta, The anarcho-capitalism political theory of Murray N. Rothbard in its historical and intellectual context, Disponível em http://austrian-library.s3-website-us-east-1.amazonaws.com/journals/scholar/Modugno.PDF, Acesso em 26 de março de 2018.
ROTHBARD, Murray, A Ética da Liberdade, 2ª edição, Tradução: Fernando Fiori Chiocca, Revisão Priscila Catão, Instituto Ludwig Von Mises Brasil, São Paulo, 2010.
ROTHBARD, Murray, Por Uma Nova Liberdade: O Manifesto Libertário, 1ª edição, Tradução Rafael de Sales Azevedo, Revisão Fernando Fiori Chiocca e Tatiana Villas Boas Gabbi, Instituto Ludwig Von Mises Brasil, São Paulo, 2013.
SANZ, Jorge, Contra Matt Zwolinski: seis razones para aceptar el principio de no agresión, 30 de setembro de 2015, Disponível em http://www.miseshispano.org/2015/09/seis-razones-para-aceptar/, Acesso em 21 de março de 2018.
SWOLINSKI, Matt, Six reasons libertarian should reject the non-agression principle, 8 de abril de 2013, Disponível em https://www.libertarianism.org/blog/six-reasons-libertarians-should-reject-non-aggression-principle, Acesso em 20 de março de 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.