O Futuro de Hegel e o Método Dialético: Homenagem aos 250 anos de Nascimento de Hegel
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2020.v20n3.p106-123Palavras-chave:
Ideia do Bem. Lógica e Tempo. Método Dialético e Ideia Absoluta. Contradição.Resumo
Ao comemorar-se 250 anos de nascimento de Hegel (1770 – 2020) emergem muitas perguntas sobre o seu legado filosófico. Uma questão incontornável é sobre o futuro de Hegel na filosofia e nas ciências. Uma primeira constatação é que o real já contém em si a ideia do bem realizada, o que não significa que o conceito do bem já esteja efetivado plenamente. Em outras palavras, isso significa que as figurações e as determinações lógicas estruturam a realidade em sua totalidade, o conceito e o tempo são coextensivos e sempre abertos para novas figurações e novas determinações históricas. Por isso, o futuro de Hegel é seu método dialético que está posto no coração da lógica e do real como o pulsar da contradição que move tudo e todos. Enfim, explicitamos de modo sistemático os momentos e o movimento do método tal como ele é explicado por Hegel na Ideia Absoluta. O futuro de Hegel já está presente na história da filosofia e no diálogo interdisciplinar como contradição a transformar todo o real para a verdade de seu conceito.Downloads
Referências
DATH, Dietmar; GROHN, Marlon. Vernünftige Zitate von Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Ausgewählt und zusammengestellt. Berlin: Verlag Neues Leben, 2020.
HEGEL TO GO. Vernünftige Zitate von Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Ausgewählt und zusammengestellt [citações racionais de G.W.F Hegel. Selecionadas e compiladas de) von Dietmar Dath & Marlon Grohn. Berlin: Verlag neues Leben, 2020.
HEGEL, G. W. F. Ciência da Lógica. 3. A Doutrina do Conceito. Petrópolis: Vozes, 2018.
HEGEL, G. W. F. Enciclopédia das Ciências Filosóficas. V. I. São Paulo: Loyola, 1995.
IBER, Christian. O método dialético segundo o capítulo conclusivo da lógica hegeliana. Porto Alegre, Seminário Ciência da Lógica, PUCRS, 2013.
LUKÁCS, Georg. História e Consciência de Classe. Estudos para a dialética marxista. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
RITTER, Joachim. Hegel und die Französische Revolution. Frankfurt: Editora, 1965.
ROSENFIELD, Denis. Politique et Liberté. Structure logique de la Philosophie du droit de Hegel. Aubier: Paris, 1984.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.