Filosofia e Religião na Sociedade Pós–secular de Habermas

Autores

  • Irio Vieira Coutinho Abreu Gomes Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2019.v19n3.p135-154

Palavras-chave:

Filosofia. Teologia. Sociedade. Diálogo.

Resumo

Este artigo intenta, a partir da análise de Fé e Saber de Jürgen Habermas, abordar a possibilidade da contri-buição mútua entre seculares e reli-giosos num mundo pós-secular. A sociedade pós-secular caracteriza-se por uma desistência do projeto moder-no de desvinculação da religião da vida pública seja porque o toma como um projeto falido (afinal as religiões per-manecem e crescem) seja pela contri-buição das religiões na esfera social e nas vidas individuais. Sem abrir mão da tese de defesa do pensamento mo-derno como pós-metafísico e secular propõe questões ao secularismo en-quanto concepção de mundo diante da variedade de visões religiosas e meta-físicas da realidade, em sociedades desmotivadas de impulso racional, para manterem-se num conjunto. Para o filósofo, as condições de possi-bilidade do diálogo entre essas diferentes visões de realidade são postas quando os crentes aceitam o pluralismo de ideias e as discussões científicas, por sua vez os descrentes precisam aceitar a presença dos crentes e contribuir para a construção e adaptação cognitiva das tradições religiosas.

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Biografia do Autor

  • Irio Vieira Coutinho Abreu Gomes, Universidade Estadual da Paraíba

    Doutor em Filosofia pela UFPE. Atualmente, é professor de Filosofia na Universidade Estadual da Paraíba.

Referências

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

GOMES, Irio Vieira Coutinho Abreu. Filosofia e Religião na Sociedade Pós–secular de Habermas. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 19, n. 3, p. 135–154, 2019. DOI: 10.25247/P1982-999X.2019.v19n3.p135-154. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1500.. Acesso em: 23 dez. 2024.

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