Filosofia e Religião na Sociedade Pós–secular de Habermas
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2019.v19n3.p135-154Palavras-chave:
Filosofia. Teologia. Sociedade. Diálogo.Resumo
Este artigo intenta, a partir da análise de Fé e Saber de Jürgen Habermas, abordar a possibilidade da contri-buição mútua entre seculares e reli-giosos num mundo pós-secular. A sociedade pós-secular caracteriza-se por uma desistência do projeto moder-no de desvinculação da religião da vida pública seja porque o toma como um projeto falido (afinal as religiões per-manecem e crescem) seja pela contri-buição das religiões na esfera social e nas vidas individuais. Sem abrir mão da tese de defesa do pensamento mo-derno como pós-metafísico e secular propõe questões ao secularismo en-quanto concepção de mundo diante da variedade de visões religiosas e meta-físicas da realidade, em sociedades desmotivadas de impulso racional, para manterem-se num conjunto. Para o filósofo, as condições de possi-bilidade do diálogo entre essas diferentes visões de realidade são postas quando os crentes aceitam o pluralismo de ideias e as discussões científicas, por sua vez os descrentes precisam aceitar a presença dos crentes e contribuir para a construção e adaptação cognitiva das tradições religiosas.
Downloads
Referências
HABERMAS, Jürgen. Fé e Saber. São Paulo: UNESP, 2013.
HABERMAS, Jürgen. Quanto de religioso o Estado Liberal tolera. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/noticias-/516105-quanto-de-religioso-o-estado-liberal-tolera-artigo-de-juergen-habermas/. Acesso em 22 de ago. 2016.
HABERMAS, Jürgen. A minha crítica à razão laicista. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/541-342-a-minha-critica-a-razao-laicista-artigo-de-juergen-ha-bermas/. Acesso em 12 de set. 2016.
HABERMAS, Jürgen; RATZINGER, Joseph. Dialética da secularização. São Paulo: Ideias & Letras, 2007.
KNAPP, Markus. Fé e Saber em Jürgen Habermas – A Religião numa sociedade “Pós-Secular”. Interações - Cultura e Comunidade, Uberlândia, v. 06, n.10, jul./dez., 2011, p.179-192.
SISTACH, LUÍS. Estado Leigo e Sociedade Multi-Religiosa. São Paulo: Fons Sapientiae, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.