Presbiterianos do Brasil

 

PRESBITERIANISMO

História

O presbiterianismo remonta à Reforma Protestante do século XVI e ao reformador João Calvino (1509-1564), o qual depois de uma experiência de conversão à fé evangélica viu-se forçado a fugir de Paris e abrigar-se em Genebra. Ali fundou a Academia de Genebra, colaborando de forma relevante para a formação de líderes reformados, os quais adotaram seu sistema de normas específicas, extraídas das Escrituras, acerca da doutrina, do culto e da forma de governo. Na base desse sistema encontra-se a ênfase no conceito da absoluta soberania de Deus como criador, preservador e redentor do mundo e a estrutura eclesiástica de governo das comunidades por presbíteros e a associação das igrejas em presbitérios regionais e em sínodos nacionais.

No Brasil, o presbiterianismo está dividido em várias denominações (Igrejas Presbiterianas Independente, Regular, Renovada, Fundamentalista…). O mais expressivo destas é a Igreja Presbiteriana do Brasil que foi fundada em 1862 pelo missionário Ashbel Green Simonton (1833-1867) e está presente em Pernambuco desde o final do século XIX.

Principais crenças

A Igreja Presbiteriana do Brasil adota a Confissão de Fé de Westminster, assim como as crenças básicas aceitas pelo cristianismo protestante, com destaque para as Sagradas Escrituras como Palavra de Deus, a doutrina da Trindade e Unidade de Deus, a necessidade de arrependimento, a justificação pela fé e a perseverança dos santos.

 

Endereços físicos

R. Santo Elias, 470 – Espinheiro –  Recife/PE. CEP: 52020.090

Rua Real da Torre, 345 – Madalena – Recife – PE. CEP: 50.740-560

 

Endereços virtuais

http://www.ipb.org.br/portal/

http://www.ipmadalena.org.br/

http://www.ipgracas.org.br/site/home/

 

9 comentários Adicione o seu

  1. Edilma Bernardo disse:

    Estou começando a caminhar nessa Igreja

    1. Claudia disse:

      Por favor queria saber se a igreja presbiteriana é a mesma da igreja presbiteriana do brasil? Obrigado

  2. Gabrielle da Silva Carlos disse:

    Sou presbiteriana, e amo a minha igreja, pois, vê-se com clareza a pregação do verdadeiro evangelho, é uma igreja que preza pela verdadeira conversão e arrependimento. É uma ótima igreja para congregar e conhecer Jesus. Pois, sabemos que a igreja que negligência a vitalidade da oração, a importância do arrependimento, não preza pela disseminação do verdadeiro evangelho, não tem como a Palavra de Deus como algo que devemos nos submeter e ainda nega a Trindade é uma falsa igreja, é uma seita e não é para a glória de Deus.

    1. Cladia Aparecida de Oliveira disse:

      Quero assistir os cultos em casa

  3. Jose Wilson Vieira Dias disse:

    Eu estou estudando as escrituras. E sobre a igreja presbiteriano do Brasil

  4. José de Ribamar Costa disse:

    bom dia meu nome é Ribamar Costa, e ontem à tarde ou seja 29/12/2022 fiz o meu primeiro contato nessa igreja aqui em são luís -MA, no bairro cohab com o ministro Sr., Mauro Figueiredo, gostei muito e vou continuar frequentando essa igreja.

  5. José de Ribamar Costa disse:

    na verdade eu troquei a data eu queria dizer era 15/12/2022.

  6. Nara dos Santos disse:

    Estou começando na Igreja Presbiteriana, e me sinto em uma familía e muito amada!

  7. Lucas disse:

    Se eu vier de outro ministério ,e preciso fazer curso para ser membro da renovada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *