Voluntários visitam casas de crianças em comunidade em Olinda

Os voluntários do Programa de Voluntariado Universitário – VOU que ocorre mensalmente na comunidade de Passarinho em Olinda fizeram uma ação especial no mês das crianças. Diferentemente de outros encontros em que as crianças vão até o local onde ocorrem as oficinas e atividades lúdico e educativas, nessa edição os voluntários visitaram as casas dessas crianças na comunidade Arca de Noé, às margens do rio Beberibe.

Essa iniciativa foi importante pois além de rever as crianças, os voluntários puderam conhecer melhor onde elas vivem, seus familiares e o contexto em que estão inseridas. Para alguns dos alunos participantes, chama a atenção a precariedade das estruturas das casas e da localização da comunidade que não conta com saneamento básico. “É impactante ver crianças pequenas brincando em meio ao esgoto que corre a céu aberto nos becos e vielas da comunidade”, destaca um dos voluntários.

Nas conversas que os alunos puderam ter com alguns moradores da comunidade, as histórias contada por duas mulheres se destacam: a primeira, narrava casos em que crianças e adultos da comunidade adoeceram em função da falta de saneamento e da epidemia das doenças causadas por picadas de insetos, entre elas a dengue e a chikungunya; a segunda mulher, deu uma lição de cidadania e honestidade, quando narrou, enquanto pegava materiais recicláveis em meio a um lixão no bairro, que havia encontrado naquele dia uma carteira e que, mesmo precisando do dinheiro, entregou-a para o dono. “Não podia ficar com aquilo que não era meu. No final ele me agradeceu e comprou esses confeitos para minha filha”, contava orgulhosa aquela senhora enquanto mostrava a recompensa nas mãos de sua filha pequena.

Ao final da tarde, os voluntários puderam partilhar suas impressões. Alguns deles destacavam a importância dessas ações para ajudar a “sair da bolha” e perceber o quanto são privilegiados e ao mesmo tempo perceber a responsabilidade que têm em ajudar a construir um mundo melhor, colocando os seus dons, conhecimentos, competências e qualidades a serviço dos demais.

As ações do voluntariado universitário ocorrem todos os primeiros sábados de cada mês. Caso tenha interesse em participar ou apoiar essa iniciativa, entre em contato pelo e-mail joao.elton@unicap.br.