Alunos estrangeiros fazem intercâmbio na Unicap

Da esquerda para direita: Alejandra Gonzalez, Fielding Russell, Gabriela Paulet e Carolina Ojeda / foto: Carolina Nogueira

Viajar. Ganhar o mundo. Ir em busca do conhecimento in loco. Conhecer novas culturas. Arriscar-se ao novo. Permitir-se a aprender uma nova língua. E aprender, ainda, a respeitar os povos, seus costumes e hábitos. Segundo o poeta português Fernando Pessoa, para viajar, basta existir. Hoje em dia é muito comum ouvirmos falar de jovens que saem mundo a fora, com o intuito de buscar esta existência, de adquirir bagagem cultural ou até mesmo de se aprimorar em alguma língua estrangeira. A verdade é que a experiência de morar no exterior é única e proporciona uma incrível vivência àqueles que fazem esta opção. A jovem francesa Gabriela Paulet, o norte-americano Fielding Russell e as mexicanas Alejandra Gonzalez e Carolina Ojeda estão vivenciando esta experiência aqui no Brasil e escolheram a cidade do Recife como destino para morar e a Universidade Católica de Pernambuco para estudar.

Gabriela Paulet estuda na Université Catholique de L’Ouest, localizada no oeste da França, aqui na Unicap ela veio fazer a extensão do curso de Publicidade e, nas horas vagas, até alguns passos de côco e maracatu arriscou. “Na França, o curso da minha universidade engloba áreas diversas da comunicação. Então, minha vinda para cá é, antes de tudo, uma indicação de qual área seguir futuramente. Adorei a experiência de poder estudar aqui e, principalmente, conhecer a rica cultura pernambucana. São encantadores os sons, as danças e cores desta região do Brasil”, disse. No caso do norte-americano Fielding Russell, que cursa Estudos Globais, na Appalachian State University, na Carolina do Norte, a vivência aqui é uma oportunidade de enriquecer as ideias do futuro escritor e romancista. “Não imaginava encontrar uma cultura tão rica quanto pude ver aqui no Recife e em Olinda. Estou terminando o meu primeiro livro e, apesar da história não se passar por aqui, tive boas inspirações com ares que aqui correm”, revelou.

As amigas Alejandra Gonzalez e Carolina Ojeda são da cidade de Puebla, no México, e vieram buscar inspirações nas formas arquitetônicas das cidades de Olinda e Recife. Alunas do curso de Arquitetura da Universidad Iberoamericana, elas destacaram, principalmente, o “calor humano” dos brasileiros. Segundo Alejandra, que teve a oportunidade de visitar outras cidades, a hospitalidade é mesmo uma grande característica do brasileiro, independentemente de região. “Visitei outras cidades aqui e, em todas, fui muito bem recebida. O abraço é parte fundamental no cumprimento do brasileiro”, pontuou. Já Carolina Ojeda destacou a comida brasileira. “Estranhei um pouco no início, por gostar de comidas mais picantes, mas passei a amar a cozinha brasileira”, confessou.

De acordo com o estagiário do setor de intercâmbio, Wagner Araújo, aluno do curso de Letras da Unicap, o programa é um momento de enriquecimento pessoal e profissional. “Trabalhar com intercâmbio me ajuda em dois pontos. Primeiro, quero lecionar espanhol e a vivência com a língua me proporciona mais segurança na hora de passar os conteúdos e a outra é que, uma vez trabalhando com intercâmbio, você não larga mais. Então, até quando for possível tentarei conciliar as aulas de espanhol com as atividades culturais com os intercambistas”, frisou.

Os estudantes ao lado da professora Elizabeth Siqueira e do estagiário Wagner Araújo / foto: Carolina Nogueira

É claro que o fato de ir para o outro lado do mundo tem desvantagens, e não são poucas. Abrir mão da companhia dos amigos, do suporte da família, e do conforto de casa não é nada fácil; mas a experiência vale a pena, garante a coordenadora de Intercâmbio da Unicap, professora Elizabeth Siqueira. ” Visto que é uma oportunidade de enriquecimento pessoal, humano, os aspectos positivos superam em muito os negativos”, concluiu.

O programa de intercâmbio estudantil da Católica é um possibilidade de receber alunos de outras nacionalidades no campus da universidade e o aluno da própria Unicap conhecer outras culturas realizando programa de extensão em outro país ou cidade brasileira. Só em 2012 a Universidade Católica de Pernambuco recebeu 15 alunos estrangeiros oriundos da América Latina e Europa. Para o primeiro semestre de 2013, a universidade aguarda a chegada de três estudantes norte-americanos, dois holandeses, dois mexicanos e um brasileiro do Rio Grande do Sul.