Universidade Católica participa de posse do Fórum Étnico Racial de Olinda

Foto: Ádria de Souza/Prefeitura de Olinda

A Universidade Católica de Pernambuco esteve representada na posse da coordenação do Fórum de Educação Étnico Racial da Cidade de Olinda. O evento aconteceu nesta quinta-feira (29) e contou com a presença do ministro da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial(Sepir), Elói Ferreira.

Padre Clóvis Cabral

O Pró-reitor Comunitário da Unicap, Padre Miguel Martins, representou o Reitor da Instituição, Padre Pedro Rubens, que participa de um congresso sobre educação na Bahia. Mesmo se recuperando de uma cirurgia, o Padre Clóvis Cabral, também compareceu à cerimônia. Ele é  coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi).

Na ocasião, foram empossados 20 representantes do poder público e da sociedade civil, escolhidos no mês de maio, durante a 1ª Conferência de Educação Étnicorracial de Olinda. Durante o encontro foi aprovada a inclusão da história afro-brasileira e indígena no currículo escolar de Olinda.

Padre Clóvis lembra que o Neabi realiza importantes parcerias com o Comitê Estadual de Políticas da Igualdade Racial (Cepir). Entre as ações estão a Semana da Consciência Negra e os cursos de introdução à língua ioruba e introdução à teologia e filosofia afro-brasileiras, que acontecem na Unicap. Há também um projeto com a Polícia Militar de Pernambuco, no curso de enfrentamento ao racismo.

O Neabi fica localizado no quinto andar do bloco G da Católica.